21/06/2019 as 08:13

Combate à violência

Senadora é indicada como titular da Comissão de Combate à Violência Contra a Mulher

"Não podemos tolerar mais tamanha violência", afirma Maria do Carmo Alves (DEM).

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Combate à violência

A senadora Maria do Carmo Alves (DEM) foi indicada como membro titular da Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, no Senado da República. "Essa é uma questão crucial e vamos trabalhar para a implementação de políticas públicas que visem a efetivação desse combate. Não podemos tolerar mais tamanha violência", disse Maria.

Conexão Brasília-RJ
E o ex-deputado federal André Moura (PSC), que já assumiu a representação do Estado do Rio de Janeiro em Brasília, agora envia para Sergipe e divulga nas suas redes sociais o resultado do seu trabalho na conexão Brasília-RJ. O cargo é muito relevante, mas resta saber se os sergipanos estarão dispostos a votar nele, nas próximas eleições, pelo trabalho que realiza por outro Estado.

Fora de SE
Só lembrando: outro sergipano que acabou secretário de um Estado muito relevante para o país foi o ex-deputado federal Pedrinho Valadares, que após realizar um mandato relevante acabou se aproximando do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Pedrinho acabou secretário do Turismo no governo de Campos (uma das pastas mais importantes para aquele Estado), mas foi perdendo a força entre os eleitores sergipanos. Campos e Valadares faleceram em uma tragédia durante a campanha presidencial, quando o avião que os transportava caiu.

Seleção 1
Após concluir com êxito o Processo Seletivo para o cargo de diretor regional de Educação, da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realizado entre os meses de março e maio deste ano, o Governo de Sergipe lançou o edital de seleção para a função de eiretor de Escola da Rede Estadual de Ensino. As inscrições se iniciaram no dia 10 de junho e prosseguem até a segunda-feira, 24.

Seleção 2
Esse processo efetiva a gestão democrática no gerenciamento da educação pública sergipana, uma das propostas do Programa de Governo 2019-2022, registrado junto à Justiça Eleitoral pelo governador Belivaldo Chagas e pela vice-governadora Eliane Aquino. O secretário Josué Modesto fez parte da construção dessa e demais propostas e sua primeira defesa foi que a educação pública de Sergipe fosse uma política de Estado. Todos sabem que direção de escola e diretor de educação sempre passou pelas mãos dos políticos. Agora é batalhar por mais recursos para investir na educação.

Facultativo 1
Considerando a importância dos festejos juninos em todo o Estado, a Justiça Federal em Sergipe (JFSE) publicou, no Diário Eletrônico Administrativo do dia 22 de maio, a Portaria nº 33/2019, que determina a transferência, no âmbito da Seção Judiciária, do ponto facultativo alusivo a Corpus Christi do dia 20 de junho para o dia 21 (sexta-feira).

Facultativo 2
O site da Justiça Federal informa que os prazos processuais com vencimento nesta data ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil subsequente, 25 de junho, já que o dia 24, quando se comemora o São João, é bastante celebrado no Nordeste e considerado feriado pela lei municipal nº 3.805/2009.

Blogueiro 1
Com o fim do mandato no Senado Federal, Antônio Carlos Valadares (PSB) vem usando o “tempo livre” também para alimentar um blog. O novo “blogueiro” aproveita o espaço para escrever sobre diversos temas e, principalmente, que envolvem política.

Blogueiro 2
Segundo Valadares, em recente postagem no blog registrou que a Petrobras terá que investir em logística para o gás chegar aos centros de consumo. “O gás natural no litoral de Sergipe, pelo volume a ser extraído, vai baratear o preço do produto e alavancará a economia. Mas não vai ser de imediato”, pontua.

No Rio
Enquanto isso, no Governo Estadual do RJ, o ex-deputado André Moura (PSC) discutiu o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), ligado à Secretaria de Educação, durante audiência entre os secretários estaduais que atuam com representação em Brasília, como ele. Na oportunidade, enfatizou a importância deste encontro na busca de recursos em uma área tão sensível, que trata da ressocialização de menores.

Porte e posse 1
O senador Alessandro Vieira (Cidadania) já afirmou ser favorável à flexibilização do porte e da posse de arma de fogo. Contudo, esclarece que os decretos das armas eram inconstitucionais e que tais mudanças deveriam ser enviadas pelo Executivo ao Congresso por meio de projeto de lei para que as alterações sejam debatidas democraticamente.

Porte e posse 2
Alessandro já tem a aprovação da CCJ para realizar audiência pública que vai ouvir os principais representantes da área de segurança e interessados no tema, dentre eles caçadores, atiradores esportivos, colecionadores, as polícias, as Forças Armadas, as ONGs que defendem o armamento e aquelas que são contrárias.

Em Canindé 1
A Câmara de Canindé de São Francisco aprovou por unanimidade a proposta de criação de uma comissão processante que atuará contra o prefeito Ednaldo Vieira Barros, após documentos serem protocolados por um morador que solicitou uma investigação.

Em Canindé 2
Em sorteio, foi definido que o vereador Joselildo Almeida do Nascimento, conhecido como “Pank”, presidirá a comissão. José Gomes da Silva Filho, “Zé Gomes”, será o relator e Adriano de Santana Feitoza, “Adriano de Bonfim”, vão compor a comissão, que terá 90 dias para apresentar o relatório final.