04/07/2019 as 07:50

Minas e Energia

Ministro participa do Simpósio de Oportunidades em Sergipe

No encontro, serão discutidos os aspectos relacionados à oferta de gás em Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa
O Instituto Padrão realiza pesquisa de opinião sobre as eleições municipais de 2020 em Aracaju. Os números somente serão divulgados no final desta semana.

Vai voltar?
O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) pode decidir hoje o futuro do conselheiro aposentado Flávio Conceição. Na pauta do dia, a sessão vai julgar o parecer da nulidade da aposentadoria compulsória do conselheiro, avaliando, dessa maneira, se há ou não possibilidade dele retornar à Corte de Contas.

E Nitinho?

Todo mundo pegando no pé do vereador Palhaço Soneca, que dormiu no ponto e foi para a festa enquanto estava de licença médica. Mas ao lado dele estava o presidente da Câmara de Aracaju, o vereador Nitinho – justamente quem concedeu a licença, com base no atestado, é claro. 

Minas e Energia 1
Hoje, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, vai estar presente no Simpósio de Oportunidades – evento realizado pelo governo até amanhã, no Radisson Hotel, em Aracaju. No encontro, serão discutidos os aspectos relacionados à oferta de gás em Sergipe.

Minas e Energia 2
Na ocasião, o ministro também vai discutir as novas oportunidades que Sergipe oferece com a palestra “O Novo Mercado de Gás e as Oportunidades de Desenvolvimento para o Estado”. Além de Bento Albuquerque, também estará o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco.

Minas e Energia 3
Inclusive, sobre o simpósio, o governador Belivaldo Chagas (PSD) comentou nas redes sociais que o país “terá os olhos voltados a Sergipe”. “A descoberta de campos de gás vai dar uma tranquilidade na produção, o que poderá tornar Sergipe mais do que autossuficiente para atender o Brasil. Nós temos condições de sermos conhecidos, dentre em breve, como a estrela do gás do Brasil”, destacou.

Cidadania 1
O Cidadania (antigo PPS) divulgou uma nota informando que tomará as devidas providências no caso envolvendo o seu filiado, vereador Palhaço Soneca, de Aracaju. Soneca estava de licença médica, mas foi fotografado na Festa do Mastro, em Capela, ao lado do presidente da Câmara, vereador Nitinho. A imagem circulou pelas redes sociais.

Cidadania 2
O partido havia marcado uma reunião para ouvir as explicações do vereador por Aracaju, mas ele não compareceu. “A Executiva Municipal do Cidadania Aracaju, (...) manifesta seu repúdio às atitudes do vereador e em suas instâncias internas tomará as devidas providências.

Mais vereadores
A Câmara Municipal de Itabaiana vai avaliar se aumenta ou não o seu número de vereadores, no próximo ano, passando a contar com 17 parlamentares – ao invés dos 14 de hoje. Já existe projeto tramitando, que deverá ser colocado em votação após o recesso. Para ser aprovado, o projeto precisa do voto de 10 dos 14 atuais vereadores.

Agrotóxicos
A ex-candidata à Presidência da República pelo PSTU, Vera Lúcia, manifestou-se ontem contra o uso abusivo de agrotóxico no Brasil. “Combater o uso indiscriminado e legalizado pelo Estado só é possível lutando contra o próprio sistema capitalista. É preciso construir uma nova ordem social e econômica. Nós defendemos uma sociedade socialista, onde a saúde, o bem-estar e a vida sejam o motor da produção e da distribuição do resultado do trabalho, a riqueza produzida”, disse ela.

Rádios
Foram aprovados na Comissão de Ciência e Tecnologia três projetos relatados pelo senador Rogério Carvalho (PT). Os projetos renovam a permissão da Rádio FM Princesa de Itabaiana, autoriza a Rádio UFS a atuar em Lagarto, e em Japaratuba libera a transmissão de uma rádio comunitária da Associação Dona Maracatu.

Faltou
Na manhã desta quarta-feira, 3, a bancada federal de Sergipe esteve reunida em Brasília para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Todos os três senadores e sete deputados federais estiveram presentes. O único ausente foi o deputado federal Gustinho Ribeiro (Solidariedade).

Agrotóxicos 1
O Ministério Público de Sergipe, por meio da Coordenadoria Geral, vem promovendo reuniões para tratar da utilização e comercialização de agrotóxicos no Estado de Sergipe. O objetivo é discutir o processo de instalação do laboratório de agrotóxicos e o andamento do software que será desenvolvido pela empresa vencedora da licitação, que permitirá o rastreamento e controle do defensivo agrícola no Estado de Sergipe.

Agrotóxicos 2
Segundo a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o procedimento licitatório referente à aquisição do software de rastreamento de agrotóxicos já foi homologado pela Sedurb e enviado para ser assinado pela empresa vencedora do certame. A pedido do MP, a Emdagro informou que viabilizará um acesso restrito aos membros do MP/SE, MPT/SE e MPF ao novo sistema, possibilitando um trabalho de inteligência para o combate do uso indiscriminado do produto.

Bancada de SE
Ontem, os parlamentares de Sergipe se reuniram para discutir as emendas da bancada para a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020. O primeiro encontro norteou como serão as destinações para os projetos ou municípios do Estado.