12/07/2019 as 08:08

Professores

Três deputados sergipanos votaram contra a retirada dos professores da reforma da Previdência

A reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno na última quarta-feira.


Professores

Apenas três deputados federais sergipanos votaram contra o destaque que previa a retirada dos professores da reforma da Previdência, que foi aprovada em primeiro turno na última quarta-feira: Gustinho Ribeiro (SD), Fábio Reis (MDB) e Laércio Oliveira (PP). 

Crise 1
O prefeito Edvaldo Nogueira voltou a se reunir ontem com o Comitê de Gerenciamento de Crise, para fazer uma avaliação do trabalho realizado pelas equipes nos últimos dias de chuvas constantes na capital sergipana e reforçar as estratégias de atuação para os pontos mais críticos da cidade.

Crise 2
Nas últimas 72 horas, já foram registrados 231 mm de índice pluviométrico, sendo 84.6 mm em 24 horas. De acordo com a prefeitura, apesar do grande volume, a cidade tem resistido às chuvas graças ao trabalho preventivo. Ainda assim, o gestor municipal determinou que todos se mantenham em alerta, com atuações ostensivas para minimizar os efeitos causados à população. Após a reunião, o prefeito foi visitar as áreas afetadas.

Crise 3
“Tem chovido muito mais do que o esperado. Somente nas últimas 72 horas já choveu 231 mm e este volume é muito superior ao que uma cidade como a nossa suporta, em tão pouco tempo. Mas, ainda assim, Aracaju tem resistido. Nosso Comitê de Gerenciamento de Crise tem atuado de maneira satisfatória, trabalhando em todas as frentes, e avançado não só com as medidas preventivas, mas no atendimento às ocorrências registradas”, falou o prefeito.


Feiras 1
A conselheira Susana Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), recebeu ontem em seu gabinete os prefeitos dos municípios de Aquidabã, General Maynard e Umbaúba. As reuniões foram motivadas pela assinatura de termos de ajustamento de gestão (TAGs) com determinações de melhorias nas feiras livres dessas localidades. Ao todo, a ação já envolveu dez municípios.

Feiras 2
Antes de assinarem os termos, os gestores analisaram os pontos problemáticos junto à conselheira e ao procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello. O diagnóstico apresentado aos prefeitos teve origem em auditorias realizadas in loco pelos técnicos do TCE e apontam problemas estruturais, de legislação e falta de higiene nas feiras.

Mérito
No dia 26 de julho ocorrerá a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral. A concessão da Medalha é um reconhecimento à contribuição efetivamente prestada pelos agraciados ao processo de aprimoramento do serviço eleitoral, assim como também constitui uma forma de reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido. Entre os homenageados estarão a ministra Rosa Weber, do STF e o desembargador Artur Oscar de Oliveira Déda (post mortem).

Gás 1
A primeira reunião entre os representantes do Estado, na condição de poder concedente, com a diretoria da Sergás, para discutir o contrato de concessão da empresa, foi realizada na Sedetec ontem. O encontro objetivou a renegociação dos termos do contrato de concessão, em conformidade com a notificação feita pelo Governo do Estado.


Gás 2
Na oportunidade, estavam presentes os representantes da PGE, Sergás, Sedetec e Agrese. O secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, explicou: “Queremos estabelecer parâmetros que assegurem aos consumidores sergipanos o cumprimento, pela Sergás, do seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe”, disse.

Interditada
Em razão das fortes chuvas, a ponte sobre o Rio Piauitinga, em Estância, no trecho do complexo XPTO, foi interditada. A Defesa Civil do Estado lembrou que com o aumento da vazão do rio a ponte chegou a ruir em 2009. Ela foi reconstruída, mas a Defesa Civil achou melhor fechá-la, preventivamente.

Jurisprudência do TCE
Ontem, durante a sessão do pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os conselheiros destacaram o “Portal Jurisprudência”. Na seção disponibilizada no portal do órgão, os interessados poderão verificar as decisões de todos os processos julgados. A iniciativa é dar mais transparência nas ações da Corte.

TCE e feiras livres
Por falar em sessão, a conselheira Susana Azevedo destacou que todos os jurisdicionados dela (14 municípios) já estão assinando o termo de ajustamento de gestão (TAG) em que se comprometem a efetuar melhorias nas feiras livres. A proposta é contribuir com a transparência na arrecadação de tributos.

Conjunto Santa Lúcia
Com a forte chuva, a população do Conjunto Santa Lúcia ficou ilhada. Para amenizar os impactos, a Prefeitura de Aracaju atuou na região. Além disso, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) disponibilizou transporte. “Vamos fornecer micro-ônibus para a população do Santa Lúcia que precisa atravessar a ponte. Um auxílio necessário para aqueles que precisam se locomover neste momento”, registrou na rede social, em seu perfil pessoal no Twitter.

E o plano diretor?
O “caos” que está sendo a capital sergipana por conta da chuva é notório. As avenidas Euclides Figueiredo, Acrísio Cruz e Airton Teles, o Largo da Aparecida e o Conjunto Santa Lúcia são só alguns dos muitos pontos de Aracaju que vivenciam até hoje as consequências da falta de planejamento na ocupação do solo. Em momentos assim, todos perguntam: e o plano diretor?











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.