12/07/2019 as 08:08

Professores

Três deputados sergipanos votaram contra a retirada dos professores da reforma da Previdência

A reforma da Previdência foi aprovada em primeiro turno na última quarta-feira.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Professores

Apenas três deputados federais sergipanos votaram contra o destaque que previa a retirada dos professores da reforma da Previdência, que foi aprovada em primeiro turno na última quarta-feira: Gustinho Ribeiro (SD), Fábio Reis (MDB) e Laércio Oliveira (PP). 

Crise 1
O prefeito Edvaldo Nogueira voltou a se reunir ontem com o Comitê de Gerenciamento de Crise, para fazer uma avaliação do trabalho realizado pelas equipes nos últimos dias de chuvas constantes na capital sergipana e reforçar as estratégias de atuação para os pontos mais críticos da cidade.

Crise 2
Nas últimas 72 horas, já foram registrados 231 mm de índice pluviométrico, sendo 84.6 mm em 24 horas. De acordo com a prefeitura, apesar do grande volume, a cidade tem resistido às chuvas graças ao trabalho preventivo. Ainda assim, o gestor municipal determinou que todos se mantenham em alerta, com atuações ostensivas para minimizar os efeitos causados à população. Após a reunião, o prefeito foi visitar as áreas afetadas.

Crise 3
“Tem chovido muito mais do que o esperado. Somente nas últimas 72 horas já choveu 231 mm e este volume é muito superior ao que uma cidade como a nossa suporta, em tão pouco tempo. Mas, ainda assim, Aracaju tem resistido. Nosso Comitê de Gerenciamento de Crise tem atuado de maneira satisfatória, trabalhando em todas as frentes, e avançado não só com as medidas preventivas, mas no atendimento às ocorrências registradas”, falou o prefeito.


Feiras 1
A conselheira Susana Azevedo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), recebeu ontem em seu gabinete os prefeitos dos municípios de Aquidabã, General Maynard e Umbaúba. As reuniões foram motivadas pela assinatura de termos de ajustamento de gestão (TAGs) com determinações de melhorias nas feiras livres dessas localidades. Ao todo, a ação já envolveu dez municípios.

Feiras 2
Antes de assinarem os termos, os gestores analisaram os pontos problemáticos junto à conselheira e ao procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello. O diagnóstico apresentado aos prefeitos teve origem em auditorias realizadas in loco pelos técnicos do TCE e apontam problemas estruturais, de legislação e falta de higiene nas feiras.

Mérito
No dia 26 de julho ocorrerá a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral. A concessão da Medalha é um reconhecimento à contribuição efetivamente prestada pelos agraciados ao processo de aprimoramento do serviço eleitoral, assim como também constitui uma forma de reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido. Entre os homenageados estarão a ministra Rosa Weber, do STF e o desembargador Artur Oscar de Oliveira Déda (post mortem).

Gás 1
A primeira reunião entre os representantes do Estado, na condição de poder concedente, com a diretoria da Sergás, para discutir o contrato de concessão da empresa, foi realizada na Sedetec ontem. O encontro objetivou a renegociação dos termos do contrato de concessão, em conformidade com a notificação feita pelo Governo do Estado.


Gás 2
Na oportunidade, estavam presentes os representantes da PGE, Sergás, Sedetec e Agrese. O secretário do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, explicou: “Queremos estabelecer parâmetros que assegurem aos consumidores sergipanos o cumprimento, pela Sergás, do seu objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Sergipe”, disse.

Interditada
Em razão das fortes chuvas, a ponte sobre o Rio Piauitinga, em Estância, no trecho do complexo XPTO, foi interditada. A Defesa Civil do Estado lembrou que com o aumento da vazão do rio a ponte chegou a ruir em 2009. Ela foi reconstruída, mas a Defesa Civil achou melhor fechá-la, preventivamente.

Jurisprudência do TCE
Ontem, durante a sessão do pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE), os conselheiros destacaram o “Portal Jurisprudência”. Na seção disponibilizada no portal do órgão, os interessados poderão verificar as decisões de todos os processos julgados. A iniciativa é dar mais transparência nas ações da Corte.

TCE e feiras livres
Por falar em sessão, a conselheira Susana Azevedo destacou que todos os jurisdicionados dela (14 municípios) já estão assinando o termo de ajustamento de gestão (TAG) em que se comprometem a efetuar melhorias nas feiras livres. A proposta é contribuir com a transparência na arrecadação de tributos.

Conjunto Santa Lúcia
Com a forte chuva, a população do Conjunto Santa Lúcia ficou ilhada. Para amenizar os impactos, a Prefeitura de Aracaju atuou na região. Além disso, o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) disponibilizou transporte. “Vamos fornecer micro-ônibus para a população do Santa Lúcia que precisa atravessar a ponte. Um auxílio necessário para aqueles que precisam se locomover neste momento”, registrou na rede social, em seu perfil pessoal no Twitter.

E o plano diretor?
O “caos” que está sendo a capital sergipana por conta da chuva é notório. As avenidas Euclides Figueiredo, Acrísio Cruz e Airton Teles, o Largo da Aparecida e o Conjunto Santa Lúcia são só alguns dos muitos pontos de Aracaju que vivenciam até hoje as consequências da falta de planejamento na ocupação do solo. Em momentos assim, todos perguntam: e o plano diretor?