15/07/2019 as 07:44

Contra

Valdevan diz não ser contra as mudanças da reforma da Previdência

O deputado afirmou ser contrário “a novidades que imponham ao trabalhador e ao contribuinte uma conta que não é deles".

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Luto
Na noite da última quinta-feira, dia 11, morreu o procurador de Justiça aposentado Fernando Matos após um infarto fulminante em casa, em Aracaju. Aos 87 anos, Fernando também foi secretário de Estado da Segurança Pública, superintendente da Polícia Civil e corregedor do Ministério Público do Estado.

Riachuelo
Para esta coluna, a prefeita de Riachuelo, Cândida Leite (MDB), afirmou que decretou estado de emergência no município diante dos alagamentos ocasionados pela chuva. “Mais de cem famílias estão desalojadas. A situação está gravíssima. Até o momento, não tivemos apoio do Governo Federal, só tivemos do Estado”, contou.

Em Brasília
“Mesmo de Brasília, estou acompanhando os acontecimentos em Sergipe. Fico muito triste em ver as enchentes afetando tanto a população sergipana. Deixo minhas orações por todos, torcendo para que essa situação passe o mais rápido possível. Força a todos!”, escreveu o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), na rede social.

Contra 1

O deputado federal Valdevan Noventa (PSC) disse que não é contra as mudanças da reforma da Previdência, mas é contrário “a novidades que imponham ao trabalhador e ao contribuinte uma conta que não é deles. Entendemos que o sistema previdenciário brasileiro precisa sim de um ajuste, mas isso não pode ser feito única e exclusivamente nas costas dos mais pobres”.

Contra 2
Noventa explicou que, em linhas gerais, o texto aprovado exige idade mínima para requerer aposentadoria, fixando a norma em 65 anos para homens e 62 para mulheres, impõe alterações no cálculo dos benefícios e regras de transição para quem está na ativa atualmente. Também determina, por exemplo, que o piso do benefício será de 60% da média das contribuições feitas pelo trabalhador, enquanto exige 40 anos de contribuição para ter direito a 100% dessa marca.

Crise 1
O Comitê de Gerenciamento de Crise, sob a coordenação do prefeito Edvaldo Nogueira, voltou a se reunir na manhã desta sexta-feira, 12, para avaliar a situação das chuvas em Aracaju nas últimas 12 horas e estabelecer o planejamento das ações para o final de semana. Nos últimos três dias, o índice pluviométrico na capital sergipana chegou a 230 mm, o dobro do que estava previsto para o mês inteiro.

Crise 2
“Temos a previsão de que, ao longo desta sexta-feira, chegaremos a 30 mm de chuvas, com a perspectiva de que haja diminuição ao longo do final de semana, mas não iremos desmobilizar as equipes. A prefeitura manterá todos a postos para continuar atendendo às comunidades e fazendo todo o trabalho necessário para dirimir o impacto causado pelas chuvas em Aracaju. Vamos manter a escala dos trabalhadores e o mesmo ritmo de trabalho”, afirmou Edvaldo.

Estragos
A chuva parece estar diminuindo e os estragos deixados por ela começam a aparecer. O vereador Américo de Deus pediu à Prefeitura de Aracaju que trabalhe para amenizar os problemas no bairro Coroa do Meio e Conjunto Santa Tereza, que ficaram com as ruas ainda mais esburacadas. “A situação é calamitosa, com diversos buracos em toda extensão, inclusive alguns já estão enormes. Toda a situação foi passada pelos órgãos responsáveis”, explicou Américo.

Tenentes e rock
Neste sábado, 13 de julho, dois eventos históricos marcam a data: a Revolta Tenentista de 1924 e o Dia Mundial do Rock. O deputado estadual Iran Barbosa (PT) apresentou a indicação nº 229/2019, dirigida ao Governo do Estado, na qual solicita que tomem “as medidas necessárias para que as administrações estadual e municipal organizem, anualmente, no período que abrange o dia 13 de julho, no bairro e calçadão do mesmo nome, eventos de caráter cultural, artístico e recreativo, comemorativo ao Dia Mundial do Rock e de resgate histórico do Movimento Tenentista em Sergipe, ambos lembrados na data que denomina este destacado bairro da cidade de Aracaju”.

Zoológico 1
A deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) esteve reunida com o diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza, para discutir o fechamento do zoológico de Aracaju e a sua transformação em um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), além da destinação dos animais abrigados hoje no local.

Zoológico 2
O encontro fez parte da frente de atuação da parlamentar, que tem cobrado do Governo do Estado o fechamento definitivo do espaço para visitação e a sua transformação em um Cetas, com o intuito de atender a demanda dos órgãos ambientais que lidam diretamente com a captura, manejo e resgate de animais silvestres.

Exportações
As exportações sergipanas somaram US$ 3,8 milhões em junho deste ano, tendo uma retração de 16,6% em relação a junho de 2018. Já em relação a maio deste ano, a diminuição foi de 12,9% nas vendas externas. Os dados são do Comex Stat, sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, disponibilizado pelo Ministério da Economia.

Sem profissionais 1
O deputado estadual Capitão Samuel participou de uma reunião na secretaria estadual da Saúde, acompanhado por uma comissão de médicos cubanos e de médicos brasileiros formados no exterior. A visita teve o objetivo de buscar uma forma em que o Estado possa empregar estes pais de família aqui no país. A ideia é de que o Estado aproveite esta mão de obra, fazendo com que a população que mora em municípios mais carentes tenha assistência no atendimento à saúde.

Sem profissionais 2
A responsável pelo setor de planejamento e fiscalização do Programa Mais Médicos em Sergipe, Elisa Leite, e o diretor da área de Planejamento da SES, Dr. João Lima Jr., também participaram da reunião em que debateram algumas soluções. Durante a conversa ficou claro que estas decisões passam pelo Governo Federal. Na próxima semana, o deputado Capitão Samuel irá a Brasília, com reunião agendada com o ministro da Saúde, para tratar deste tema.