18/07/2019 as 08:03

DELEGACIA

Dilson de Agripino solicita implantação de delegacia em Tobias Barreto

Deputado apresentou indicação para implantação da Delegacia de Apoio a Grupos Vulneráveis.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

De fora 1
Em relação aos detentores de mandatos eletivos, o substitutivo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP) para a reforma da Previdência manteve a necessidade de cumprir pedágio e idade mínima apenas para os parlamentares do Congresso Nacional (lei 9.506/97). O texto original previa a exigência para outros mandatários (governadores e deputados estaduais, por exemplo).

De fora 2
Assim, além de os parlamentares atuais terem de cumprir período adicional de 30% do tempo de contribuição que faltar para se aposentar segundo as regras atuais (35 anos para ambos os sexos), precisarão atingir a idade de 65 anos (homem) e de 62 anos (mulher). Deputados estaduais e governadores escaparam, ao menos por enquanto – haja vista que ainda há o debate para inclusão de estados e municípios na reforma.

Asfalto
Desde o início desta semana a Emurb tem aplicado 200 toneladas de asfalto, diariamente, no trabalho de recuperação de ruas e avenidas da capital sergipana. São oito caçambas transportando 25 toneladas a cada viagem e 150 profissionais mobilizados para os serviços da Operação Tapa-Buracos, cujas equipes foram ampliadas por determinação do prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) e objetivam reverter, com brevidade, os danos provocados pelas chuvas que chegaram à cidade na semana passada.

Lixo 1
A separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública estadual direta e indireta, bem como a sua destinação às associações e cooperativas, é uma proposta em projeto de lei (PL) criado pela deputada estadual Kitty Lima (Rede).

Lixo 2
“Questões associadas à minimização dos impactos ambientais têm ganhado importância nas políticas públicas, mas em que pese as determinações legais, na prática as ações relativas à coleta seletiva ainda são incipientes”, avalia a deputada Kitty.

Delegacia

O deputado estadual Dilson de Agripino (PPS) apresentou na Assembleia Legislativa uma indicação solicitando a implantação da Delegacia de Apoio a Grupos Vulneráveis na cidade de Tobias Barreto. “A implantação da delegacia na cidade é justa porque existe no município um centro de referência de acolhimento à mulher em situação de risco e de acolhimento à criança e ao adolescente, com abrangência para outros municípios”, afirmou Dilson de Agripino.

Caos
Atraso no pagamento dos salários do magistério e dos demais servidores, falta de transparência no uso dos recursos da Educação, queda na matrícula e irregularidades na folha de pagamento da Educação. Esse é o cenário da administração do prefeito Ednaldo Vieira Barros, o “Ednaldo da Farmácia”, em Canindé de São Francisco no que diz respeito à Educação. Quem faz a afirmação é o Sintese.

Com festa, sem salário 1
O prefeito do Município de Feira Nova, José Carlos dos Santos, mais conhecido como “Painho”, tem atrasado constantemente o pagamento dos salários dos servidores municipais. De acordo com o Sintese, os eventos culturais estão sendo feitos às custas do pagamento em dia dos salários dos servidores.


Com festa, sem salário 1
“O recebimento dos salários dentro do mês trabalhado é um direito fundamental dos trabalhadores. Não é dado ao prefeito o direito de optar por realizar atrasos, ou seja, pagar um mês dentro do outro, violando a ordem de preferência ao pagamento da remuneração dos professores, já que os recursos da Educação possuem evidente fonte e são destinados regularmente para o município”, relata a nota de repúdio divulgada pelos professores e professoras esta semana.

Afastado
O Ministério Público Estadual (MPE) solicitou ao poder Judiciário o imediato afastamento do prefeito de Rosário do Catete, Etelvino Barreto, do cargo de chefe do Executivo municipal. A solicitação se refere ao processo que investiga casos de possíveis funcionários fantasmas na prefeitura. Na ação a promotora diz que o pedido de afastamento tem por finalidade evitar que o prefeito interfira nas investigações.


Ato no TCE
Hoje, a Central Única de Trabalhadores (CUT) fará um protesto na porta do Tribunal de Contas do Estado (TCE) com o mote “Operação Navalha não pode terminar em pizza e doce de leite”. O ato deve acontecer porque está na pauta da corte o julgamento dos embargos do conselheiro Clóvis Barbosa, em que questiona a possibilidade de sair ou ficar na corte para que o conselheiro aposentado Flávio Conceição retorne, ou não.

Reconstrução
A Prefeitura de São Cristóvão vem realizando um mutirão para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas. Nos últimos dias, foram realizadas ações como recuperação de calçamento, manutenção e substituição de manilhas danificadas, recuperação de redes de drenagem, limpeza das bocas de lobo, capinação e varrição das localidades, e retirada de entulhos. As equipes realizaram ações no Centro Histórico, Conjunto Luiz Alves, Eduardo Gomes, Rosa Elze e Jardim Universitário.

Em São Cristóvão 1
As 75 pessoas abrigadas no espaço da Igreja Senhor do Bonfim, no Rosa Elze, e as famílias que permaneceram em suas casas mas que precisam de auxílio continuam a receber toda a atenção necessária da administração municipal.

Em São Cristóvão 2
No abrigo, organizado pela Prefeitura de São Cristóvão, três refeições são servidas às famílias diariamente, os bombeiros civis garantem a segurança no local e médicos e enfermeiros oferecem assistência médica e distribuição de medicamentos. No local, também estão sendo montados kits com alimentos, roupas e lençóis, para serem doados às vítimas das fortes chuvas na cidade.