24/07/2019 as 07:58

Emendas

Alessandro Vieira recebe mais de 460 propostas para destinar emendas

O senador decidiu consultar a população sergipana.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Emendas 1

Para destinar os cerca de R$ 16 milhões a que tem direito pelas emendas individuais ao Orçamento da União, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) decidiu consultar a população sergipana. Em pouco mais de duas semanas, a assessoria do parlamentar recebeu mais de 460 propostas de prefeituras, organismos da administração pública direta e indireta e organizações sem fins lucrativos com comprovada regularidade fiscal e jurídica.

Emendas 2
Ao todo foram contempladas 11 áreas temáticas, dentre elas saúde, educação, infraestrutura e empreendedorismo/geração de renda. “Algumas prefeituras apresentaram dezenas de projetos e isso mostra como os gestores públicos no Estado necessitam de canais mais efetivos para buscar recursos”, afirmou o senador.

Esmagar 1
Durante entrevista à Rede Alese, o senador Rogério Carvalho (PT) confirmou que é contrário à proposta de reforma da Previdência que tramita no Congresso. Na oportunidade, ele manifestou posição favorável, desde que não tire direitos dos trabalhadores conquistados ao longo dos anos. “O Governo Federal tem o poder de esmagar o trabalhador do regime geral”, afirmou.

Esmagar 2
“Nas regras da aposentadoria até o início da década passada, o contribuinte se aposentava na integralidade, pois não tinha que se fazer uma correspondência com a contribuição que ele fez. Nós temos um problema, que é um esqueleto previdenciário dos regimes próprios que precisam ser administrados com o tempo. Nenhuma reforma que se fizer agora vai interromper o déficit que a gente tem, pois ela é pregressa. A maioria dos servidores vai se aposentar com a regra atual. Portanto, são para esses contribuintes que se terá que dar um jeito”, avaliou o senador, frisando que é a favor de uma reforma séria.

Nome forte
A 1ª suplente de deputada estadual Sheyla Galba vem recebendo diversos convites para ingressar em uma sigla partidária. Sheyla ainda permanece no PTC, mas já conversou com líderes do Cidadania, do PSDB, do PSC, PMN e PSB, entre outros, e deve se decidir por um partido nos próximos meses, já que ela é pré-candidata a vereadora por Aracaju nas eleições do próximo ano. Dos 11.969 votos que teve como deputada em todo o Estado, Sheyla obteve expressivos 7.272 votos somente em Aracaju, o que a credencia como forte candidata nas eleições de 2020.

Dengue 1
Aracaju vive hoje um novo surto de dengue provocado pelas chuvas constantes. Duas mortes já foram identificadas somente na capital no mês de julho, sendo que oito pessoas já morreram de dengue em Sergipe. O vereador Elber Batalha (PSB) aproveita para destacar que é autor da lei 3.552/2008, que cria medidas permanentes de controle e prevenção contra a dengue e febre amarela.

Dengue 2
“Fizemos esta lei a pedido do Ministério Público (MP) e do Movimento SOS Criança. Esta lei estabelece medidas que a prefeitura teria que ter tomado durante o ano todo para que, no período das chuvas, não houvesse surtos de dengue em Aracaju”, explicou. O parlamentar afirma que o prefeito Edvaldo Nogueira negligenciou essas medidas de prevenção, ocasionando esse surto de dengue na capital de Sergipe.

Luto
Na última segunda-feira, dia 22, morreu Iolando Evangelista, ex-prefeito de Nossa Senhora Aparecida, aos 80 anos, após ter sofrido um AVC. Ele comandou a administração municipal de 1979 a 1985 e de 1989 a 1993.

Jornal impresso 1
O Brasil é o quarto país que mais confia no conteúdo produzido por jornais e revistas, aponta a pesquisa global “Trust in the Media”, da Ipsos. Seis em cada dez brasileiros (65%) confiam em veículos impressos. Globalmente, o índice é de 47%. Por outro lado, 8% dos brasileiros não confiam e 23% não têm muita confiança. A Sérvia é a nação que menos confia, com 11%.

Jornal impresso 2
O estudo mostra que outros meios de comunicação também possuem boa aceitação entre a população brasileira: 65% afirmam que confiam na televisão e no rádio e 58% em sites de notícias e plataformas online. No mundo, os índices são de 49% e 45%, respectivamente. O Brasil também está entre os países que mais acreditam que os jornais e revistas são relevantes.

Vaquejada 1
Amanhã, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe, vai realizar um debate sobre os aspectos constitucionais acerca da vaquejada. O propósito é fazer uma reflexão sobre a prática como uma manifestação cultural ou uma violação dos direitos dos animais, analisando a prevalência entre garantias.


Vaquejada 2
O debate sobre o assunto será aberto ao público e acontecerá das 18h às 21h, na sala da Escola Superior de Advocacia, localizada na Travessa Martinho Garcez, 71, Bairro Centro, em Aracaju.

Controle interno
O Município de General Maynard é mais um a aderir à ação desenvolvida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da conselheira Susana Azevedo, com o intuito de reestruturar o setor de controle interno das prefeituras sergipanas. Ontem, o prefeito Valmir de Jesus assinou o termo de ajustamento de gestão (TAG), juntamente com a conselheira e o procurador do Ministério Público de Contas, Luis Alberto Meneses.

João Bebe Água
Após processo licitatório e assinatura de contrato, a Prefeitura de São Cristóvão iniciou a revitalização da iluminação da João Bebe Água. No local serão implantadas 392 lâmpadas e feita a substituição de seis comandos de acionamento da iluminação dos postes no canteiro da ciclovia da rodovia, nas imediações da Universidade Federal de Sergipe (UFS) até a entrada do Conjunto Eduardo Gomes. A obra tem previsão de execução de dois meses, com valor estimado em R$ 161.158,00.