07/08/2019 as 11:02

Periscópio

Laércio Oliveira: “Pacientes curados de câncer não podem ter crédito habitacional vetado

A relatora Lauriete (PL-ES) apresentou um parecer favorável à proposta, que, segundo ela, vai beneficiar milhares de pacientes sem discriminação, tratando todos com igualdade.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado estadual Ibrain Monteiro, que é filho do prefeito afastado de Lagarto, Valmir Monteiro, disse que o seu agrupamento está arrependido da aliança feita com a prefeita Hilda Ribeiro (PRP) – que é a vice de Valmir e está no comando do município. A declaração foi feita na noite da última segunda-feira, 5, para a Live do Cidadania, programa da Rádio Serigy FM, apresentado por Itamar Santana.

Arrependidos 2
Em uma das poucas entrevistas concedidas pelo parlamentar, ele afirmou: “Tínhamos um caminho para seguir, os amigos de Valmir sempre diziam que ele não precisava se aliar a algumas pessoas que, posteriormente, poderiam prejudicá-lo. Mas nós fazemos política pensando no povo, e não pensando em lá na frente derrubar alguém, com intenção de prejudicar alguma família ou de conseguir o que queremos passando por cima dos outros”, disse o deputado estadual.

Mais vereadores 1
A Câmara Municipal de Itabaiana vai analisar em breve o aumento do número de vereadores. A proposta só não foi votada ontem porque o vereador Paulo Messias, mais conhecido como Escovinha, pediu vistas do projeto que regulamenta esse aumento no número de parlamentares municipais. A ideia é aumentar de 14 para 17 vereadores, a partir da próxima eleição.

Mais vereadores 2
De acordo com o regimento da Casa legislativa, após o pedido de vistas, em três dias a proposta já pode voltar a ser analisada no plenário. Com isso, a votação deverá ocorrer somente na semana que vem, provavelmente na terça. As informações são do portal Itnet.

Foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos e Minorias o PL 6546/2016 do deputado federal Laércio Oliveira (PP), que tem o objetivo de coibir discriminações ocorridas na concessão de crédito destinado à compra de imóveis para pessoas curadas de câncer. “Pacientes curados de câncer não podem ter crédito habitacional vetado pelo motivo da doença”, disse Laércio.

Crédito 2
A relatora Lauriete (PL-ES) apresentou um parecer favorável à proposta, que, segundo ela, vai beneficiar milhares de pacientes sem discriminação, tratando todos com igualdade. “Muitos foram os relatos que chegaram ao meu conhecimento sobre pessoas que tiveram acesso a financiamentos imobiliários negados justamente porque seguradoras que assumiriam o valor da dívida em caso de inadimplência do tomador de crédito não aceitam contratar seguro com aqueles que tenham sofrido com enfermidades, em especial a neoplasia maligna”, disse Laércio.

Violência 1
O deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania) citou ontem dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que colocam o Município de Nossa Senhora do Socorro ocupando a 12ª posição no ranking de cidades mais violentas do Brasil. De acordo com o parlamentar, na região Nordeste os dados comprovam que Nossa Senhora do Socorro está em 8º lugar no incômodo ranqueamento.

Violência 2
“Temos essa preocupação em virtude do aumento da criminalidade de uma forma geral. A gente vê na prática acontecendo muitos absurdos, como, por exemplo, ônibus sendo assaltados por diversas vezes e crimes acontecendo diariamente”, destacou Samuel, enfatizando que segurança pública é responsabilidade de todos. O parlamentar destacou a importância dos municípios darem sua parcela de contribuição com iluminação pública funcionando adequadamente, entre outros mecanismos para reduzir os dados negativos.

Plano Diretor 1
O vereador Anderson de Tuca (PRTB) voltou a cobrar a execução do Plano Diretor de Aracaju. “Precisamos cobrar o envio do Plano Diretor a esta Casa. Já estamos iniciando mais um semestre, chamo a atenção agora para que não seja realizado às pressas, já que precisamos ouvir a população”, disse o vereador.

Plano Diretor 2
Anderson avalia que com o Plano Diretor, por exemplo, os problemas registrados no Santa Lúcia poderiam ser evitados. Exploram a cidade comercialmente da maneira que querem, constroem prédios, esquecem que existe um trânsito, uma questão de saúde, não se preocupam em melhorar aquela região”, criticou. 

Líder
O vereador Lucas Aribé (PSB) agora é o líder da oposição na Câmara Municipal de Aracaju. Durante a sessão de ontem ele já mostrou que será atuante nos embates com os representantes da administração municipal. “Não podemos permitir que a antiga politicagem continue ocupando esses espaços”, afirmou.

Lei do Compliance 1
De autoria do vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania), a Lei do Compliance foi publicada no Diário Oficial no dia 1º de agosto. Aracaju é a primeira capital do Nordeste a aprovar tal legislação – uma ferramenta para empresas e administração pública estabelecerem contratos com ética e integridade.

Lei do Compliance 2
De acordo com Armando Batalha Junior, a partir de agora é obrigatória a implementação do Compliance nas empresas que contratarem com a Administração Pública Municipal. “A proposta é dar total transparência à relação entre gestores públicos e empresários, com isso reduzimos o risco de desvio do dinheiro público”, destacou.

Hospitais de Aracaju
Por falar em Câmara, ontem os vereadores aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei do vereador Fábio Meireles (PPS) que obriga hospitais e maternidades das redes pública e privada de Aracaju a realizarem em recém-nascidos com sinais indicativos de Síndrome de Down os exames de cariótipo e ecocardiograma, em até 48 horas após o nascimento do bebê.