16/09/2019 as 09:40

Afastado

Gilmar Carvalho se sente excluído de partido

Ele alega que a sigla não o convida para participar das decisões partidárias e se considera excluído.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado estadual Gilmar Carvalho (PSC), que mantém sua pré-candidatura a prefeito de Aracaju, protocolou no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) uma ação de desfiliação partidária. Ele alega que a sigla não o convida para participar das decisões partidárias e se considera excluído.

JB e MDB 1
Faz-se o possível para disfarçar, mas continua ruim o clima no MDB de Sergipe, após a mudança no comando da sigla. Além da já anunciada saída de dois deputados, que esperam apenas uma brecha na legislação para deixar a sigla e levar consigo alguns quadros, não há coesão entre diretório estadual e municipal nas decisões políticas.

JB e MDB 2
Jackson Barreto, que assumiu o comando do diretório de Aracaju, faz questão de externar, cada vez mais, suas ligações históricas com a esquerda, com o MDB raiz e com o PT de Lula. Já a outra ala anda muito simpática ao presidente Bolsonaro e trabalha com uma pegada mais à direita. Essa dualidade pode sobreviver à eleição municipal, mas, se persistir, é garantia de problema para a disputa de 2022.

Conversando
O prefeito de Estância, Gilson Andrade, e o ex-prefeito Ivan Leite andam se estranhando politicamente. Os aliados políticos de cada um andam pela cidade a exaltar os feitos administrativos de cada gestão, e tudo indicava que eles não caminhariam juntos na eleição do próximo ano. Mas parece que eles já estão afinando o discurso e dialogando, visando a manutenção de uma aliança.

Quer crescer
O ex-vice-prefeito José Carlos Machado é o principal articulador da rearrumação do DEM em Sergipe. Ele visita aqueles que poderiam se filiar ao partido e tem arrecadado muita simpatia. Mas é preciso dar tempo ao tempo para ver se as adesões ocorrerão mesmo.

Homenagem
Continua rendendo muita polêmica no Município de Lagarto a discussão sobre a mudança de nome do mercado municipal, proposta na Câmara de Vereadores. A ideia é homenagear o ex-governador Marcelo Déda, em detrimento do ex-vereador José Corrêa Sobrinho, que dá nome ao local.

Alzheimer
O ex-prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM), amargou um penoso final de gestão. Sabe-se que, acometido do Mal de Alzheimer, João teve sérias dificuldades para gerir a cidade. Agora, o comentário nos meios políticos é de que uma outra autoridade vem sofrendo com o mesmo problema, sem cogitar deixar o cargo. A conferir. 

Tem obra
Gerou muita reclamação a obra de fresagem e recapeamento na Avenida Beira Mar, que seguiu ontem, em pleno horário do rush. Motoristas passaram até uma hora presos no trânsito e se queixaram da hora em que o serviço estava sendo feito. Neste sábado, 14, a obra de recuperação da avenida prossegue, das 6h às 17h, no trecho compreendido entre o cruzamento da Avenida Anísio Azevedo e a Rotatória do Caju. Garantia de mais chateação.

 

ExxonMobil 1
Mais uma vez Sergipe e seu potencial na área do gás foi destaque em jornal de grande circulação nacional. Agora foi uma reportagem veiculada pelo Jornal Valor Econômico na última quinta-feira, 12, que falou sobre o interesse da empresa estrangeira ExxonMobil nas reservas de petróleo e gás da costa sergipana.

ExxonMobil 2
Na matéria, o periódico afirma que com as aquisições de três novos blocos exploratórios no último leilão da ANP “consolida sua presença na fronteira de exploração e produção mais promissora do Brasil, desde a descoberta do pré-sal. A expectativa do consórcio liderado pela americana, ao lado da Enauta e Murphy Oil, é começar a perfurar seus primeiros poços nas águas profundas da região a partir de 2020”, diz a publicação.

Aprovadas
Na última sexta-feira, o juiz eleitoral da 4ª zona, Eládio Pacheco Magalhães, julgou e aprovou as contas de campanha de Simone Andrade Farias Silva, candidata ao cargo de prefeita, Lucivaldo do Carmo Dantas, candidato ao cargo de vice-prefeito na eleição suplementar de 2019 no Município de Riachão do Dantas. Simone de Dona Raimunda foi eleita prefeita da cidade de Riachão do Dantas e será empossada na próxima quinta-feira, 19, às 17h, na Câmara de Vereadores.

Desunião
O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), e o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), são aliados do PT e também os dois principais motivos das brigas internas na agremiação presidida na esfera estadual pelo deputado federal João Daniel. Na esfera estadual, tem político com mandato que apoia e sempre declara sua simpatia por Chagas. Mas os críticos são muitos, principalmente aqueles que atuam no magistério. Já Nogueira tem a simpatia dos petistas que têm cargos na sua administração. Os sem cargos não poupam as críticas ao prefeito.

BR-101
As obras de duplicação da BR-101, em Sergipe, mantido o ritmo atual, terminarão poucos dias antes do réveillon de 2050. Aguarde!

Olho nas emendas
Os prefeitos de Sergipe já se movimentam no sentido de pedir emendas ao Orçamento Geral da União (OGU) 2020 aos senadores e deputados federais. Em outubro do próximo ano ocorrem as eleições municipais e quem vai para a reeleição precisa mostrar o que fez.