10/10/2019 as 14:18

Composições

Robson Viana almoça com o ex-governador Jackson Barreto

Também estiveram por lá o presidente estadual do Pros, Sérgio Viana, o secretário-geral do partido, Cláudio Munaretto, e o empresário Everton Souza, discutindo projetos para o Pros em 2020 e 2022.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Falta um ano para as eleições municipais e as lideranças políticas continuam se movimentando. Ontem foi aniversário do suplente de deputado estadual Robson Viana, que almoçou com o ex-governador Jackson Barreto, com direito a muita política no cardápio. Também estiveram por lá o presidente estadual do Pros, Sérgio Viana, o secretário-geral do partido, Cláudio Munaretto, e o empresário Everton Souza, discutindo projetos para o Pros em 2020 e 2022.



Em Socorro
Já no Município de Nossa Senhora do Socorro, o prefeito Padre Inaldo vem se mostrando um hábil articulador político. Aliado de primeira hora do governador Belivaldo Chagas, ele deve receber esta semana a visita da primeira-dama Eliane Aquino. Inaldo mantém ainda uma aproximação política cada vez mais forte com o ex-prefeito de Socorro, José Franco.

Marginais 1
“O PSL está sendo contaminado no Brasil e em Sergipe por um bando de aproveitadores e marginais. Por isso, acho que o presidente Bolsonaro vai terminar deixando o partido. Se ele fizer isso, eu e meu grupo o seguiremos”. O comentário é do presidente do diretório municipal do PSL em Aracaju e autodeclarado pré-candidato a prefeito de capital sergipana, João da Tarantela.

Marginais 2
O dirigente do PSL disse que Bolsonaro deverá apoiar a candidatura a prefeito daquele que vestiu a sua camisa e lhe deu apoio na disputa presidencial, em 2018. Tarantela descartou a possibilidade do presidente apoiar uma candidatura do deputado estadual Rodrigo Valadares ao comando da Prefeitura de Aracaju. “Esse rapaz é um oportunista, aproveitador”, concluiu.

Balanço 1
Ainda hoje, às 15h, será realizada no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) uma audiência pública com o secretário Municipal da Fazenda, Jeferson Passos. Na oportunidade, serão apresentadas as metas fiscais, detalhes das receitas, evolução das despesas e o controle da dívida do Município de Aracaju.

Balanço 2
O pedido para a realização da audiência foi do vice-presidente da Câmara, o vereador Thiaguinho Batalha (PMB). De acordo com ele, que também preside da Comissão de Finanças da CMA, o objetivo é acompanhar a transparência das contas do município junto com todos os vereadores.

Veículo
O deputado federal Laércio Oliveira destinou emenda para compra de veículo adquirido pela Prefeitura de São Cristóvão para auxiliar o trabalho da Secretaria de Saúde nas Unidades Básicas de Saúde otimizando serviços como visitas e cuidados domiciliários a pacientes pelas Equipes de Saúde da Família. “Os veículos para a área de saúde são importantes para ajudar no brilhante trabalho que é realizado pelas equipes de Saúde da Família. Sempre destino emendas para essa área que é tão carente em vários municípios e que beneficiam tanto a população”, citou Laércio.

Cidadão 1
Quatro meses após receber o título de Cidadão Aracajuano, o ex-jogador de futebol Washington Cerqueira, o “Coração Valente”, vai se tornar Cidadão Sergipano este mês. A honraria será entregue no dia 16 de outubro, às 16h, na Assembleia Legislativa de Sergipe. A homenagem é do deputado estadual Dilson de Agripino (PPS).

Cidadão 2
Atualmente, Washington exerce o cargo de secretário nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Em Brasília, ele tem a responsabilidade de desenvolver programas sociais em diversos seguimentos. “O esporte é a nossa principal ferramenta de inclusão social no Governo Federal. Temos 16 programas nacionais em plena atividade, onde buscamos atender todas as faixas etárias, incluindo alunos de escolas públicas até idosos que necessitam de melhoria na qualidade de vida”, revelou o ex-jogador.

MEI 1
Um levantamento feito pelo Sebrae mostra que o microempreendedor individual (MEI) representa a única fonte de recursos para quase 13,2 mil famílias sergipanas. O universo de pessoas que dependem da renda de um MEI é de mais de 43 mil pessoas. No Estado, a renda média familiar desse segmento foi de R$ 3.597 mensais, o que corresponde a pouco mais de 3,5 salários mínimos.

MEI 2
A pesquisa, intitulada “Perfil do MEI”, mostra ainda que a atividade é a única fonte de rendimentos para 72% das pessoas que se formalizaram como microempreendedor individual. Isso representa um universo de 29,6 mil profissionais. O MEI sergipano é em sua maioria do sexo masculino (57%), tem em média 42 anos e possui o ensino médio completo.

MEI 3
O principal motivo que levou esses pequenos empresários a buscar a formalização foi a possibilidade de contribuir para o INSS (27%), seguido pelo desejo de ter uma empresa formal (22%). Além disso, eles exercem prioritariamente a atividade em sua própria residência. Um outro dado apontado pelo estudo é que antes de se formalizar como microempreendedor individual 42% desse público possuía vínculo empregatício com carteira assinada.

Recapeamento
Dando prosseguimento à obra de recuperação total da Avenida Beira Mar, os dois sentidos da via ficam em meia pista hoje, das 5h às 17h, no trecho entre a Avenida José Carlos Silva (antiga Heráclito Rollemberg)
e o antigo Palácio de Veraneio.

Julgamento
Na pauta desta quinta-feira do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) está a continuidade do julgamento da deputada estadual Diná Almeida. Dos sete juízes, quatro já optaram pela cassação.