11/10/2019 as 09:32

Conversa

Edvaldo Nogueira se reuniu com o deputado federal Gustinho Ribeiro

Os parlamentares têm até o dia 20 de outubro para apresentar indicações ao projeto do Orçamento Geral da União de 2020.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ontem, prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) se reuniu com o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) para discutir a destinação de recursos federais para Aracaju, através de emendas. Os parlamentares têm até o dia 20 de outubro para apresentar indicações ao projeto do Orçamento Geral da União de 2020.

Emendas 2
“Foi uma reunião muito produtiva, na qual iniciamos a discussão sobre as demandas da cidade junto ao deputado Gustinho Ribeiro. Ele tem sido um aliado de Aracaju e se colocou à disposição para apresentar emendas para a cidade. Vamos continuar conversando para definir as áreas que serão beneficiadas”, afirmou o prefeito.

Emendas 3
O deputado federal Gustinho Ribeiro ressaltou que tratou com o prefeito sobre a possibilidade de direcionar emendas para a Saúde e para o Turismo. “Coloquei meu mandato, mais uma vez, à disposição do prefeito Edvaldo Nogueira e de Aracaju. Nosso mandato sempre estará à disposição do prefeito Edvaldo Nogueira. Nos próximos dias estaremos em Brasília, ao lado dele, definindo as indicações das emendas parlamentares”, pontuou.

Adiado
Foi adiado para o dia 10 de outubro o julgamento dos embargos de declaração impetrados pela defesa do governador Belivaldo Chagas (PSD) e da vice-governadora Eliane Aquino (PT) no Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). Eles contestam a participação do desembargador José dos Anjos no julgamento, pois o filho do magistrado atua no escritório que pediu a cassação da chapa. Se o pedido for aceito, pode gerar a anulação do julgamento.

Negócio da China
A internacionalização das empresas sergipanas pela Fecomércio tem sido um grande sucesso. Com isso, a Fecomércio passará a abrigar a Câmara de Comércio e Desenvolvimento Internacional Brasil-China. Os empreendedores sergipanos podem assim ter acesso a produtos de qualidade e preços acessíveis, como também podem exportar sua produção para o mercado chinês, com dois bilhões de potenciais consumidores. A CCDIBC será apresentada nesta sexta-feira.

Procurador
O procurador-geral da República, Augusto Aras, nomeou ontem Flávio Pereira da Costa Matias para a chefia da Procuradoria da República em Sergipe. Eunice Dantas foi nomeada como procuradora-chefe substituta. Seus nomes foram publicados na lista que traz os nomes dos membros que assumirão, pelos próximos dois anos, as chefias das cinco procuradorias regionais da República, das procuradorias da República e procuradorias regionais eleitorais nos estados e no Distrito Federal.

Cassação 1
Em julgamento de ação do Ministério Público Eleitoral (MPE), nesta segunda, 30, o Tribunal Regional Eleitoral em Sergipe formou maioria para cassação do mandato de deputada estadual de Maria Valdiná Almeida, conhecida como “Diná Almeida”, por abuso de poder econômico e político nas eleições de 2018 em Sergipe. O julgamento foi interrompido por pedido de vistas, com quatro votos a favor da cassação, de um total de sete integrantes do pleno do Tribunal. Se não houver mudança de entendimento, o voto do relator prevalecerá.

Cassação 2
De acordo com o MP Eleitoral, além de vincular as cores e o slogan da Prefeitura de Tobias Barreto aos da sua campanha eleitoral, Diná Almeida e o prefeito Diógenes Almeida usaram a estrutura administrativa do município para promover a candidatura. Diná e Diógenes Almeida foram declarados inelegíveis por oito anos. O relator do processo, desembargador Diógenes Barreto, reconheceu que o uso da estrutura da prefeitura em favor de Diná Almeida foi repetido e ostensivo.

Cassação 3
Entre outras questões, chamou atenção da Justiça o cadastro de famílias para o programa Minha Casa Minha Vida em pleno período eleitoral. A convocação, feita de maneira vaga, gerou em uma verdadeira romaria à sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, com pessoas aguardando em longas filas para “ganhar uma casa”. A ação resultou em recomendação do MP Eleitoral para que o cadastro fosse suspenso durante as eleições.

Secretário
André Moura assumiu ontem o cargo de secretário da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro. A imprensa carioca destacou que Moura foi deputado federal por dois mandatos, é filiado ao PSC e fez parte da “tropa de choque” do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, tendo ainda sido líder do governo Michel Temer no Congresso.

Lagarto
O empresário Alysson Bonfim foi convidado pela prefeita Hilda Ribeiro e aceitou ser secretário de Comunicação em Lagarto. Ele já assume e inicia os trabalhos esta semana.

Reajuste
Os estudos que têm sido realizados pelo governo apontam dificuldades para concessão de reajuste de 4,1% no piso salarial dos professores, como deseja o Sintese (a entidade sindical que agrega os profissionais do magistério).

Almoço
O convidado para o almoço promovido pelo Fórum Empresarial de Sergipe nesta terça-feira, 1° de outubro, no Radisson Hotel, é o secretário de Estado da Fazenda, Marco Antonio Queiroz. Na pauta, as propostas de reforma tributária que estão em discussão no Congresso e o parcelamento especial de dívidas de ICMS que o Governo do Estado está executando.