14/10/2019 as 09:31

De olho

Ex-prefeita de Itaporanga, Gracinha Garcez de olho na Assembleia

Todos estão recorrendo das decisões desfavoráveis e só perdem o mandato efetivamente após julgamento dos recursos no TRE

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Mais proteção
O Ministério Público Federal em Sergipe ajuizou ação urgente para que a Justiça obrigue o Governo Federal a adotar medidas efetivas de proteção do litoral sergipano em um prazo de 24 horas. Ação tem foco em áreas sensíveis como mangues e a foz do Rio São Francisco, expostas a manchas de óleo desde setembro. Para o MPF, as medidas adotadas atualmente não são suficientes para conter o avanço dos danos causados pelo acidente ambiental.

Aperreados 1
Há um certo clima de aperreio rondando a Assembleia Legislativa de Sergipe. Isso porque alguns deputados que respondem a processos na Justiça (principalmente na eleitoral) acham que após a cassação do governador Belivaldo Chagas pelo Tribunal Regional de Sergipe, o clima para eles é ruim. O raciocínio é de que se cassaram um governador que ganhou a eleição com grande diferença de votos, ninguém pensará duas vezes para tirar o mandato de um deputado.

Aperreados 2
No momento, pelo menos quatro deputados estaduais estão na berlinda: Diná Almeida (Podemos), que foi cassada na semana passada; Talysson de Valmir, que foi o parlamentar mais votado; Samuel Carvalho, e até o presidente Luciano Bispo, que tomou posse graças a uma liminar, depois que sua candidatura chegou a ser indeferida pela Justiça eleitoral.

Com isso, estão fora da Assembleia, mas de olho na situação desses deputados, os seguintes suplentes: Gracinha Garcez (ex-prefeita de Itaporanga), que é suplente de Diná; Robson Viana, suplente de Bispo; Jairo de Glória, suplente de Talysson de Valmir; e Sheyla Galba, suplente de Samuel Carvalho. Lembrando: todos estão recorrendo das decisões desfavoráveis e só perdem o mandato efetivamente após julgamento dos recursos no TRE.

Federais
Entre os deputados federais, Bosco Costa (Pros) chegou a ser cassado pelo TRE/SE e Valdevan Noventa (PSC) utilizou tornozeleira. Ambos podem perder definitivamente o mandato, que seria ocupado pelo mesmo suplente, em qualquer um dos casos: o ex-deputado federal
Jony Marcos (PRB).


Edvaldo e Alessandro 1
O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete, nessa sexta-feira, 11, o senador Alessandro Vieira. Na pauta do encontro, a destinação de recursos para Aracaju. Na próxima semana, a bancada federal de Sergipe se reunirá para definir as emendas coletivas que serão apresentadas ao Orçamento Geral da União. Historicamente, a capital sergipana é beneficiada com uma emenda de bancada.

Edvaldo e Alessandro 2
“Tivemos uma conversa proveitosa e fico muito feliz em poder contar com o apoio do senador Alessandro Vieira, que colocou o seu mandato à disposição da cidade e disse que irá nos apoiar para que mais uma emenda de bancada seja destinada para Aracaju”, afirmou o prefeito. O senador Alessandro Vieira ressaltou que apresentará emendas para a capital sergipana e frisou que as ações em favor de Aracaju são uma “construção conjunta”.

Queda nas vendas
As vendas no varejo do comércio sergipano registraram queda de 2,5% em agosto de 2019, na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). De janeiro a agosto de 2019, as vendas recuaram 0,7%, e nos últimos 12 meses, apresentaram um crescimento de 0,7%. Os números mostram um franco desempenho do comércio sergipano em comparação com a média dos estados brasileiros.

Dividida 1
Durante entrevista à Rádio Cultura, em que teve como pauta principal projeções para 2020, a vereadora Emília Corrêa (Patriota) reforçou a importância da união da oposição, para obter êxito em qualquer disputa. “Se a oposição não entender isso, me refiro à oposição macro, que precisamos nos unir, a gente não vai chegar em lugar nenhum. Pelo contrário, com essa divisão, parte dela vai estar a serviço da situação”, enfatizou Emília.

Dividida 2
A vereadora destacou, ainda, que é importante não deixar a vaidade falar mais alto e prejudicar o interesse do grupo. “O grupo forte, unido, trabalhando com seriedade, consegue chegar aonde pretende, mas se deixar a vaidade falar mais alto, como já vimos muitos exemplos, isso só não prejudica o grupo, como vai deixando vestígios pelo caminho. Muitas vezes “os vaidosos” não reconhecem que estão agindo assim, eles mesmos se referem “aos vaidosos” como se fossem outras pessoas”, declarou.

Capacitação 1
Visando à capacitação de mão de obra para profissionais que atuam na área do turismo, sejam eles da rede hoteleira, de bares e restaurantes, foi realizada uma reunião nesta sexta-feira (11), entre a gestora estadual do Senac, Priscila Felizola, o secretário estadual de Turismo e Comunicação, Sales Neto, e as turismólogas da Setur, Waleska Carvalho e Andreza Melo. O objetivo é tornar esses profissionais futuros microempreendedores.

Capacitação 2
Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de convênios que levem melhorias para os profissionais do setor turístico. “O Senac possui uma expertise muito grande na capacitação de mão de obra e isso é fundamental para a atividade turística, afinal, tratar bem nossos turistas é quase uma garantia de satisfação dos nossos visitantes para que eles possam viver a melhor experiência possível quando em visita em nosso estado”, afirmou Sales Neto.

Conservação
As Unidades de Conservação federais espalhadas pelo país (são 334 atualmente) poderão começar a receber eventos de grande porte, tanto na área cultural, como shows, esportivas, como também para cultos religiosos. O ordenamento desse tipo de atividade (na prática, a autorização para esse tipo de atividade) passa a ser oficialmente considerada pelo ICMBio como “atividade de proteção” do meio ambiente. Isso interessa diretamente a Sergipe, que possui áreas como a Serra de Itabaiana e o Parque da Imbura, que são unidades de conservação.