17/10/2019 as 08:54

Periscópio

Jornalista sergipano Carlos Nobre é sepultado no RJ

Nobre trabalhou nas redações de O Dia, Jornal do Brasil e Estado de São Paulo, entre outras. Os temas sociais sempre foram foco de suas pautas.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Morreu terça-feira, 15, no Rio de Janeiro, onde foi sepultado na tarde de quarta-feira, o jornalista sergipano Carlos Nobre. Nobre trabalhou nas redações de O Dia, Jornal do Brasil e Estado de São Paulo, entre outras. Os temas sociais sempre foram foco de suas pautas. A morte foi causada por complicações cardíacas. 

Nobre 2
Formado em Jornalismo, mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes, pesquisador Nirema (Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente) do Departamento de História da PUC-Rio, Nobre, com currículo tão rico, nunca deixou de ser repórter.

Nobre 3
Ele também foi professor do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, onde se dedicava a aulas sobre jornalismo e racismo. Carlos Nobre foi um profissional comprometido com a defesa dos direitos humanos, cidadania, igualdade – temas constantes de suas pesquisas, publicações, conferências, palestras.

Ilha das Flores 1
Em reunião ontem com o conselheiro Carlos Alberto Sobral, vice-presidente do TCE, representantes do Sintese apresentaram denúncias de irregularidades no Instituto de Previdência de Ilha das Flores (Iprev). Conforme os sindicalistas, apesar de efetuar o desconto em folha de pagamento dos servidores, o município não repassa ao Fundo de Previdência a quantia relativa à contribuição previdenciária. Além disso, segundo a denúncia, a prefeitura não tem assegurado a paridade salarial perante os aposentados que têm esse direito.

Ilha das Flores 2
“A prefeitura não respeita o fundo, a legislação, no sentido da paridade salarial dos servidores, de quem entrou no município até 2003 e tem direito à integralidade salarial. Nós apresentamos no ofício um relatório dos professores aposentados com perdas que chegam a mais de R$ 1 mil mensais”, destacou o professor Roberto Silva dos Santos, vice-presidente do Sintese.

Recesso 1
Informado sobre a campanha encabeçada por movimentos sociais, que visam reduzir o recesso na Assembleia Legislativa de Sergipe, que hoje é de 90 dias por ano, o deputado estadual Georgeo Passos se mostrou simpático à proposta. Vale lembrar que já faz tempo o Congresso Nacional reduziu o período de férias dos parlamentares.

Recesso 2
Ele lembrou que o Poder Legislativo já tentou implementar esta mudança algumas vezes, com propostas dos ex-deputados Venâncio Fonseca, Ana Lúcia e Augusto Bezerra – mas elas nunca saíram da gaveta. “Precisamos avançar nesta questão”, avaliou Georgeo.

Comissão externa 1
O deputado federal João Daniel (PT/SE) apresentou requerimento na Câmara para que seja criada uma comissão externa destinada a apurar e acompanhar o vazamento de óleo de petróleo na costa do Nordeste. Esta comissão, sem ônus para a Casa, tem por fim identificar as causas do derramamento de óleo e propor medidas às autoridades constituídas com objetivo de minimizar os impactos negativos deste crime ambiental e seus efeitos na economia, no turismo e na qualidade de vida da população dos estados do Nordeste brasileiro.

Comissão externa 2
O requerimento 2.678/2019 foi apresentado na terça-feira, dia 15. “Nosso objetivo é que essa comissão possa atuar de maneira ágil, rápida, diante desse crime que ocorre no litoral do Nordeste, atingindo nossas praias e rios”, ressaltou o parlamentar. Em discurso durante a sessão da Câmara, João Daniel destacou que os estados da região estão decretando estado de emergência, a exemplo de Sergipe e da Bahia.

Ministro 1
O ministro da Cidadania, Osmar Terra, lança hoje em Aracaju, às 15h30, o Programa Município + Cidadão. A iniciativa tem como objetivo transformar a situação de vulnerabilidade social da parcela mais pobre da população por meio da integração de políticas nas áreas da Cultura, Desenvolvimento Social e Esporte.

Ministro 2
No evento, que será realizado na Prefeitura de Aracaju, serão entregues, ainda, 46 veículos do MOBSuas, sistema que atende a Rede de Proteção Social Básica e Especial do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Novos corredores 1
O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu, na manhã de ontem, as equipes técnicas da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), para alinhar o planejamento das ações de orientação à sociedade e de minimização dos transtornos gerados pelas obras de recapeamento da Avenida Augusto Franco (a ordem de serviço será assinada na próxima semana) e do corredor Jardins (a autorização para obra será assinada em novembro).

Novos corredores 2
“Já temos a experiência da obra da Avenida Beira Mar, portanto a orientação que dei nesta reunião foi de Emurb e SMTT buscarem ao máximo antever os transtornos para minimizá-los, comunicar a população sobre o andamento da obra e atuar conjuntamente o tempo inteiro. Com a obra da Beira Mar, tivemos erros e acertos, o que nos deu experiência, agora precisamos avançar nas ações pois estas duas obras são muito importantes para a mobilidade da cidade e irão trazer muitos benefícios para todos”, afirmou Edvaldo.

Hospital do Amor 1
O deputado federal Fábio Reis (MDB), coordenador da bancada sergipana, passou a manhã desta quarta-feira, 16, em contato com os demais parlamentares para pleitear R$ 30 milhões em emendas de bancada, que serão utilizados na construção do Hospital do Amor em Lagarto, Sergipe.