06/11/2019 as 10:44

Albano Franco

Artigo focou em investimentos no gás natural

Ele destacou que o “texto aborda a importância de serem atraídos novos atores para a cadeia do gás natural dado que a Petrobras não dispõe de recursos suficientes para realizar todos os investimentos no pré-sal”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O artigo do ex-governador Albano Franco, publicado na edição do último final de semana aqui no Jornal da Cidade que focalizou o momento estratégico para investimentos no gás natural, teve repercussão nacional e recebeu comentário elogioso do Analista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o PHD Pedro Mendes. Ele destacou que o “texto aborda a importância de serem atraídos novos atores para a cadeia do gás natural dado que a Petrobras não dispõe de recursos suficientes para realizar todos os investimentos no pré-sal”.

Artigo de Albano 2
Na mesma linha, ressalta o Dr. Pedro Mendes, “o projeto da Lei do Gás vai viabilizar a entrada de novos atores, acabando com a verticalização hoje existente que permite a Petrobras, por ter infraestrutura essencial, de comprar gás barato dos produtores e não repassar para os consumidores. Com a introdução, espera-se que o País possa refrear o processo de desindustrialização com gás sendo vendido a preços mais baixos.

Artigo de Albano 3
Em adição, o texto também aponta a necessidade de se separar o monopólio constitucional estadual do gás do monopólio que as concessionárias estaduais alegam ter para viabilizar investimentos em que os pagamentos para as distribuidoras (que não fazem investimentos) inviabilizam os projetos.