09/03/2020 as 11:05

Senado

Maria do Carmo fala sobre o Dia da Mulher

“Essa é uma data que deve ser pensada para além da simbologia. Precisamos aproveitar esse momento para refletir sobre como essa mulher tem sido tratada em todos os ambientes pelos quais ela passa ou vive”

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A senadora Maria do Carmo (DEM) considera que o 8 de março, dedicado ao Dia Internacional da Mulher, é propício para uma reflexão sobre o papel e a importância da mulher na sociedade. “Essa é uma data que deve ser pensada para além da simbologia. Precisamos aproveitar esse momento para refletir sobre como essa mulher tem sido tratada em todos os ambientes pelos quais ela passa ou vive”, disse, observando que a luta do gênero por igualdade de direito é histórica e remonta ao século passado.

Discurso avançado 2
Ela historiou que já em 1909 as mulheres foram às ruas, em Nova Iorque, reivindicar o fim de uma jornada de 16 horas diárias de trabalho, não raras vezes, os sete dias da semana. Na mesma época, salientou a senadora, cresciam os movimentos nas fábricas, onde “as operárias trabalhavam em regime desumano”, bem diferente do que era garantido aos homens. Poucos anos depois, as mulheres se reuniram e voltaram às ruas para pedir o fim da fome e da Primeira Guerra Mundial.

Discurso avançado 3
“Vemos que historicamente as mulheres sempre estiveram batalhando pela garantia de direitos e por dignidade. É fato que ao longo do tempo tivemos muitos avanços, mas há muito a ser feito para chegarmos ao ponto ideal dessa peleja”, afirmou a senadora, ressaltando que o desrespeito às garantias e à desigualdade continuam, a despeito das ferramentas que têm sido criadas, sobretudo, no que se refere à preservação da integridade física da mulher. Dona Maria está com um discurso avançado, melhor que o de certas feministas.