16/04/2020 as 10:05
SALTO NO ESCURO“Sergipe não preenche nenhuma dessas condições”, avalia Samarone. Ele ainda acha que há poucas informações disponíveis sobre a Covid-19 no Estado e que a reabertura do comércio seria um salto no escuro.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
SALTO NO ESCURO Médico sanitarista e professor da Universidade Federal de Sergipe, o ex-secretário municipal de Saúde, Antônio Samarone, avalia que ainda não é hora para reabrir o comércio em Aracaju. Ele destaca que a Organização Mundial da Saúde (OMS) impõe seis condições para que o isolamento seja suspenso. “Sergipe não preenche nenhuma dessas condições”, avalia Samarone. Ele ainda acha que há poucas informações disponíveis sobre a Covid-19 no Estado e que a reabertura do comércio seria um salto no escuro.
LATAS DE SARDINHA 1 Usuários do transporte coletivo em Aracaju continuam se queixando da lotação nos ônibus, que continuam parecendo verdadeiras latas de sardinha. Alegando redução no número de passageiros, as empresas de ônibus reduziram a frota e ainda culpam a população por lotar os ônibus, alegando que as pessoas não esperaram o próximo veículo. Isso é um absurdo. Não há isolamento social, distanciamento e outras medidas solicitadas pelas autoridades para a população que precisa ir trabalhar utilizando o transporte coletivo.
LATAS DE SARDINHA 2 Se houvesse mais carros é claro que as pessoas não iriam se aglomerar para chegar pontualmente aos seus postos de trabalho. Aliás, os empresários que defendem a reabertura do comércio deveriam também defender um transporte público digno para os seus colaboradores – até como forma de evitar um contágio desenfreado, pois dos ônibus as pessoas seguem para os seus trabalhos. É um cenário preocupante.
JUNTINHOS No Município de Lagarto a disputa eleitoral começou faz tempo (se é que ela termina) e os tradicionais grupos do Bole- -Bole e Saramandaia não economizam munição um contra o outro. Mas é impressionante: enquanto se digladiam em casa, em Brasília os representantes das tradicionais famílias, Fábio Reis (MDB) e Gustinho Ribeiro (SD), seguem votando da mesma forma, geralmente a favor dos projetos apresentados pelo presidente Jair Bolsonaro. Ambos, não faz muito tempo, eram simpáticos aos governos do PT.
SUBNOTIFICAÇÃO Até o próprio governador Belivaldo Chagas e o prefeito Edvaldo Nogueira já sabem e já falaram publicamente: os dados sobre a Covid-19 em Aracaju podem estar subnotificados. Tendo isso em vista, como as autoridades podem tomar decisões no sentido de reduzir ou manter o isolamento social, tendo como subsídio apenas a “sensação” de que o problema não se agravou em Sergipe? É preciso massificar a realização de testes e melhorar a contabilidade de casos e óbitos, para que as autoridades possam tomar decisões técnicas.