13/05/2020 as 10:56

FÁBRICA

Fafen em Sergipe foi destaque no jornal Valor Econômico.

O grupo Unigel, que centraliza a Proquigel e é responsável pelo arrendamento da unidade, é considerado o maior produtor de acrílicos e estirênicos da América Latina

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

FAFEN 1
O retorno das operações da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe foi destaque da edição desta terça-feira, 12, do jornal Valor Econômico. Segundo a publicação, a retomada deve ocorrer até o fim deste ano sob condução da Proquigel. O grupo Unigel, que centraliza a Proquigel e é responsável pelo arrendamento da unidade, é considerado o maior produtor de acrílicos e estirênicos da América Latina.


FAFEN 2
Além da Fafen de Sergipe, também deve fazer parte da retomada a Fafen da Bahia. Ambas foram arrendadas em contrato firmado em novembro de 2019 entre a Proquigel e a Petrobras. O acordo poderá ser renovado por outros dez anos. A expectativa é de que, junto com a fábrica baiana, a Fafen de Sergipe chegue a produzir pouco mais de um milhão de toneladas de ureia por ano.

FAFEN 3
“Queremos reativar as unidades o mais rápido possível”, afirmou o presidente da Unigel, Roberto Noronha, em entrevista ao Valor Econômico, acrescentando que a reativação das fábricas de fertilizantes tem status prioritário para a empresa. Atualmente, a arrendatária está mapeando os investimentos necessários para a retomada e discutindo o cumprimento das pré-condições acertadas com a Petrobras, ao passo em que negocia com os fornecedores o acesso ao gás natural que será usado como matéria-prima. 

SÓ CORONA
Para esta coluna, o prefeito de Estância, Gilson Andrade (PSD), afirmou que não anda pensando em nada referente ao processo eleitoral. “Meu pensamento agora é corona. Durmo pensando, sonho e acordo”, contou.