13/05/2020 as 10:59

COVID-19

Parlamentar questiona possibilidade de massificar o teste

O vereador Anderson de Tuca (PDT) questionou a secretária de Saúde, Waneska Barbosa, se seria possível massificar na capital sergipana o teste para a Covid-19

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O vereador Anderson de Tuca (PDT) questionou a secretária de Saúde, Waneska Barbosa, se seria possível massificar na capital sergipana o teste para a Covid-19. Em resposta, a secretária disse que existe um grande questionamento sobre os testes e diferenciou os tipos existentes. No teste molecular, que é feito via nasal e oral, “é avaliada a presença do vírus em pessoas sintomáticas, que contraíram a Covid-19 e apresentam sintomas entre 3 e 5 dias depois da aquisição do vírus”, elucidou Waneska.

TESTES 2
Já o teste rápido é feito para avaliar “a presença de anticorpos para a doença no indivíduo, quando este já passou pelo período de infecção e se recupera do contágio”. Quanto à implementação da testagem em massa – se esta for realizada por testes rápidos, a secretária enfatizou que o ato não trará efetividade alguma no diagnóstico do coronavírus, devido à tipologia do teste – que é feito com fins de reunir dados epidemiológicos para a continuidade de estudos e métodos de ação para a contenção da doença. 


TESTE 3
“A testagem em massa da população por teste rápido não tem efetividade alguma, a não ser para fins de inquérito epidemiológico. Somente a testagem molecular, realizada nas unidades de saúde e nos hospitais da rede pública e particular, dão um resultado concreto sobre o estado do paciente: se contraiu a Covid-19 ou não”, endossou a secretária


RIACHÃO 1
No último sábado, dia 9, Riachão do Dantas completou 150 anos de emancipação política. A prefeita Simone de Dona Raimunda (PSD) contou que, infelizmente, por conta da pandemia não pode realizar festividades culturais no município.

RIACHÃO 2
“Mas, diariamente no site da prefeitura estamos fazendo publicações referentes ao resgate da nossa história para que os riachuenses a conheçam. Nós temos a nascente do Rio Piauí em Riachão e pouca gente sabe”, disse Simone. Além disso, a prefeita mencionou os “filhos” dos municípios, como o Padre Pedro, Dona Bebé (do oratório), João Olina e Chico Dantas. “Todos que nos orgulham”, frisou.