16/06/2020 as 09:12

GUERRA DE BUSCAPÉS

Fogos são proibidos no município de Estância

Gilson Andrade destacou que para dar o exemplo a prefeitura não acendeu a sua famosa fogueira gigante no dia 31 de maio

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

FOGUEIRAS 1
Em conversa com a coluna, o prefeito de Estância, Gilson Andrade, deixou claro: não houve proibição, mas ele recomendou à população que não queimem fogueiras durante o período junino. “Na condição de cidadão, médico e prefeito, neste momento de pandemia recomendei não acender fogueira”, explicou.

FOGUEIRAS 2
Gilson Andrade destacou que para dar o exemplo a prefeitura não acendeu a sua famosa fogueira gigante no dia 31 de maio, quando acontece a tradicional Bênção da Fogueira. Gilson destacou que neste momento de pandemia esta prática não é uma boa ideia, pois os hospitais estão lotados com pacientes da Covid-19 e a fumaça é um ingrediente a mais para desencadear problemas respiratórios.

GUERRA DE BUSCAPÉS
Os fogos já são tradicionalmente proibidos no município, sendo liberados apenas no dia de Santo Antônio, 13, em locais específicos. Mas este ano, nem isso. A tradicional Guerra de Buscapés, que acontece na Rua Nova e em uma área no forródromo, não aconteceu este ano. “A guerra agora é contra a Covid-19, não queremos guerra de buscapé. E a população entendeu”, explicou o gestor.

NA BARRA
Na Barra dos Coqueiros o prefeito Airton Martins definiu o vereador e ex-prefeito Alberto Macedo como pré-candidato do grupo para disputar as eleições deste ano, num grupo que deve incluir o MDB, PDT e PSD. O vice-prefeito Alisson deverá entrar também na disputa, assim como a vereadora Salete, que deverá candidatar-se pelo PRB. O PT ainda não anunciou definição.

SEM CABEÇA 1
Em conversa com a coluna, o deputado estadual Adailton Martins, irmão do prefeito Airton, disse que o grupo está animado com o nome definido, mas que a preocupação do prefeito tem sido com o coronavírus. “Ele não tem cabeça pra pensar em eleições”, disse Airton, explicando que o gestor vai esperar uma melhora no quadro da pandemia, para começar a literalmente “ir pra rua”.

SEM CABEÇA 2
Adailton disse à coluna que perdeu um amigo, vítima da Covid-19, e que possui vários conhecidos doentes. Durante esta semana ele tem reunião agendada com a secretária de Saúde da Barra dos Coqueiros, pois pretende levar algumas solicitações ao governo – que inclusive liberou mais dois respiradores para a Barra. A prefeitura também alugou alguns respiradores.