28/07/2020 as 13:09

SERGIPE

Pesquisa aponta que apenas 44,4% dos municípios contam com rede coletora de esgoto

O Estado em pior condição é o Maranhão, com 6,4%, e o melhor é a Paraíba, com 80,7%, seguido de Pernambuco, 80,5%.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Pesquisa aponta que apenas 44,4% dos municípios contam com rede coletora de esgoto

COORDENANDO 1
A jornalista Lurian da Silva, filha do ex-presidente Lula, é a coordenadora da elaboração do Programa de Governo do Partido dos Trabalhadores (PT) em Itabaiana. A sigla trabalha o nome do advogado Olivier Chagas para concorrer à prefeitura do município. O documento deverá estar pronto em dois meses e será apresentado aos itabaianenses e registrado na Justiça Eleitoral. A informação é do portal da Fan FM.

COORDENANDO 2
A primeira reunião foi realizada nesse sábado, 25, de maneira remota. O encontro virtual começou com um minuto de silêncio em solidariedade às vítimas do coronavírus e suas famílias. O senador Rogério Carvalho e o deputado federal João Daniel também participaram. “Nosso propósito é fazer um programa caprichado, sem fantasias. Queremos realizar uma gestão eficiente, honesta e com impessoalidade”, afirmou Olivier Chagas, pré-candidato a prefeito de Itabaiana.

INTERRUPÇÃO 1
Em Sergipe, 57 dos 75 municípios que contam com o serviço de abastecimento de água podem sofrer com a interrupção no sistema de abastecimento por seis horas ou mais. A informação é do IBGE, em pesquisa divulgada ontem. Dentre os principais motivos relatados para essa ocorrência, em 34 municípios registra-se a deficiência nas instalações para a distribuição, em 22 existem problemas nas instalações e equipamentos para a produção de água, 15 municípios relataram presença de seca ou estiagem e em sete insuficiência de água no manancial.

INTERRUPÇÃO 2
Em relação ao tempo de duração dessa intermitência, 42 municípios podem ficar sem água até um dia, 12 municípios de dois a três dias e oito locais, de quatro a dez dias. Em relação às soluções alternativas a este problema, o carro-pipa está presente em 41 municípios. A respeito da comunicação que se faz com os moradores locais em relação à interrupção, em 43 municípios o aviso ocorre. Em 39 deles, por meio da televisão, de rádio ou jornais e em 28 deles por meio da internet. Em relação ao racionamento de água, cinco municípios registraram esse problema, atribuindo insuficiência de água, seca, deficiência na produção de água, por exemplo, como os responsáveis pelo problema.

ESGOTO 1
A pesquisa divulgada ontem pelo IBGE também mostrou que em Sergipe apenas 44,4% dos municípios contam com rede coletora de esgoto. A média nordestina é de 48,9%. O Estado em pior condição é o Maranhão, com 6,4%, e o melhor é a Paraíba, com 80,7%, seguido de Pernambuco, 80,5%. Diante desse cenário, Sergipe apresenta o 4º menor percentual da região Nordeste.

ESGOTO 2
Em Sergipe, somente 15 municípios contam com unidade de atendimento ao público, que tenha vínculo com o serviço de esgotamento sanitário em funcionamento. Em apenas oito municípios existe um órgão regulador desse serviço, 23 deles não têm e dois municípios não sabiam informar a respeito dessa temática. Além disso, dos 33 municípios que contam com o serviço de esgotamento sanitário em funcionamento, em 18 deles existem reclamações de vazamento.