05/03/2021 as 10:36

PROPOSTAS

Belivaldo anuncia toque de recolher

Como forma de evitar um lockdown em Sergipe, ou mesmo o toque de recolher anunciado ontem pelo governador Belivaldo, as entidades empresariais apresentaram propostas para que o comércio no centro da cidade não fosse fechado

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PROPOSTAS Como forma de evitar um lockdown em Sergipe, ou mesmo o toque de recolher anunciado ontem pelo governador Belivaldo, as entidades empresariais apresentaram propostas para que o comércio no centro da cidade não fosse fechado. Entre elas, estão barreiras nas entradas do calçadão; aferição de temperatura na entrada; apoio da Guarda e da PM para impedir que pessoas sem máscara entrem no comércio; totens com álcool gel espalhados no calçadão; e blitz educativa com distribuição de panfletos informativos.

MULHERES E POLÍTICA 1 O IBGE apresentou ontem a segunda edição do estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, com dados para Sergipe. O estudo destacou que em 2018 Sergipe não teve nenhuma deputada federal eleita entre as oito cadeiras que estavam disponíveis. Com isso, Sergipe está entre os três que não possuem representantes femininas na Câmara Federal, juntamente com Maranhão e Amazonas. Distrito Federal e Acre apresentam a maior proporção de mulheres com mandato na Câmara do país (50%).

MULHERES E POLÍTICA 2 O estudo também observou que há um expressivo quadro de sub-representação das mulheres em Sergipe nas câmaras municipais. Em 2020, dos 805 vereadores eleitos no Estado apenas 134 eram mulheres (16,6%), número que foi ligeiramente superior ao de 2016 (16,2%). CASAMENTOS O mesmo estudo explicitou que o percentual de casamentos de meninas de até 17 anos vem apresentando queda nos últimos anos. De acordo com as Estatísticas do Registro Civil para o ano de 2019, em Sergipe ocorreram 7.260 casamentos. Desse total, 20 envolveram cônjuges de até 17 anos do sexo masculino (0,3%), contra 157 (2,2%) do sexo feminino. Ainda assim, vale dizer que a incidência desse fenômeno entre mulheres com 17 anos de idade vem se reduzindo desde 2011, quando foi registrado um total de 380 casamentos.