22/03/2021 as 10:47

LOCKDOWN

Belivaldo se reúne com o Comitê Técnico-Científico para discutir novas medidas

Apesar do aviso e do agravamento da situação, com maior percentual de leitos de UTIs ocupados, a tendência é que as medidas restritivas sejam mantidas ou ampliadas um pouco

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Belivaldo se reúne com o Comitê Técnico-Científico para discutir novas medidas

Nesta segunda-feira, dia 22, o governador Belivaldo Chagas se reúne com o Comitê Técnico-Científico para discutir novas medidas de combate ao coronavírus em Sergipe. Na semana passada, Belivaldo já havia deixado bem claro: se não houvesse uma cooperação forte de toda a sociedade, o lockdown estaria em discussão sim.

Apesar do aviso e do agravamento da situação, com maior percentual de leitos de UTIs ocupados, a tendência é que as medidas restritivas sejam mantidas ou ampliadas um pouco – mas sem lockdown (ainda).

NÃO IDOSOS 1
Pacientes com menos de 60 anos são maioria entre os internamentos por Covid-19 em Sergipe. Eles representam 48,8% das pessoas que estão nas UTIs e isso deixa Sergipe como o quarto Estado com maior percentual de pacientes com até 59 anos em leitos de terapia intensiva. Em outros oito estados, em março, o número de novas internações de pessoas que possuem de 0 a 59 anos também já ultrapassou a quantidade de idosos. Além de Sergipe, Amapá, Mato Grosso, Tocantins, Santa Catarina, Roraima, Amazonas, São Paulo e Paraná estão na lista.

NÃO IDOSOS 2
Os dados foram divulgados em reportagem do portal Poder 360, que destaca: “A proporção de pessoas com menos de 60 anos entre as internações em UTIs por Covid-19 nunca foi tão alta no Brasil. Pacientes nessa faixa etária eram 35,6% das internações feitas em dezembro. Passaram a 48,4% em março. Ou seja, quase metade das pessoas que foram até agora para a UTI neste mês é de gente abaixo de 60 anos”.

SEM CAMPANHA 1
Assustado com o número de mortes, o rápido crescimento no número de pessoas infectadas por Covid-19 e a lotação nas UTIs em Sergipe, o deputado estadual Rodrigo Valadares questionou à prefeitura pelo hospital de campanha. “A gente se pergunta, agora que os casos estão se agravando e muito, agora que a gente está com as redes particulares já colapsadas e a rede pública em iminência do colapso, cadê os hospitais de campanha? Para que foram feitos os hospitais de campanha? Foram verdadeiramente para cuidar de vidas?”.

SEM CAMPANHA 2
Para o parlamentar, o Hospital de Campanha serviu, na verdade, para conquistar o voto do eleitorado, enganando a população e a abandonando neste momento crítico. “Infelizmente, o hospital de campanha, principalmente em Aracaju, foi um hospital para a campanha eleitoral, único e exclusivo para uma jogada de marketing. Foi um hospital que atendeu poucos pacientes, gastou milhões e milhões e não tinha um leito de UTI, não tinha respiradores de maneira adequada e a gente vê que, naturalmente, foram medidas para conquistar aqueles votos na eleição”, disse.