30/03/2021 as 10:46

ERROU NAS CONTAS

Zezinho Guimarães errou nos cálculos ao afirmar contas não foram julgadas

Na verdade, as contas relativas aos anos de 2015 e 2016 já foram julgadas. As relativas a 2017, 2018 e 2019 estão em análise e a de 2020 sequer foi enviada à corte de contas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O deputado estadual Zezinho Guimarães (MDB) errou nos cálculos ao afirmar que as contas dos últimos cinco anos do governo estadual ainda não haviam sido julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Na verdade, as contas relativas aos anos de 2015 e 2016 já foram julgadas. As relativas a 2017, 2018 e 2019 estão em análise e a de 2020 sequer foi enviada à corte de contas.

ERROU NAS CONTAS 2 Ou seja, a cobrança realizada pelo deputado na verdade deveria abarcar apenas três contas. Vale destacar que a análise técnica da prestação de contas do governo é um trabalho hercúleo, complicado, onde são analisadas as contas, gastos com servidores, obediência aos limites constitucionais e aplicação das verbas. A demanda é suficiente para ocupar uma boa equipe de servidores da casa.

FURA-FILAS
E falando no TCE, a corte de contas estadual está investigando possíveis casos de fura-filas nas vacinas contra o coronavírus que foram aplicadas nos municípios sergipanos. Em um convênio com o Tribunal de Contas da União, o TCE pode divulgar em breve um balanço dos trabalhos.

AUXÍLIO EMERGENCIAL

Enquanto se discute a retomada e o valor da nova rodada de pagamentos do auxílio emergencial, vale lembrar que foram detectados em Sergipe nove mil servidores públicos que receberam o recurso. É bom saber se eles estão respondendo a processos, se vão devolver a grana e se as prefeituras abriram inquéritos administrativos para apurar o recebimento.

MUDA TUDO 2
“Muda tudo, porque ele tem serviço prestado, a população que viveu no período no qual ele foi presidente tem memória de que era muito melhor. As pessoas comiam, tinham crédito, a juventude sonhava com universidade, Prouni, Fies, agricultura familiar tinha PAA, Pronaf, Luz para Todos, programa das cisternas… foi uma série de iniciativas de governos que melhoram consideravelmente a vida das pessoas, que sentiram ganho do poder de compra, melhoria do salário. Hoje elas sentem perdas reais, de pelo menos 15% no poder de compra”, explicou o senador.

MUDA TUDO 1
Em conversa com a coluna, o senador Rogério Carvalho (PT) diz que tem conversado muito pouco sobre as eleições do próximo ano – disse que vai esperar ser chamado pelo governador Belivaldo iniciar as discussões. Mas, questionado pela coluna, ele avalia que a entrada do ex- -presidente Lula no cenário muda completamente o quadro eleitoral em Sergipe – e no Brasil.