30/03/2021 as 10:59

DESOBEDIÊNCIA

SSP já registrou 447 notificações por infração de medida sanitária ou desobediência

Ao todo, desde 2020, foram 257 notificados por desobediência aos decretos e 190 por infração de medida sanitária

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

DESOBEDIÊNCIA 1
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) já registrou 447 notificações por infração de medida sanitária ou desobediência aos decretos estaduais que tratam sobre a pandemia. Ao todo, desde 2020, foram 257 notificados por desobediência aos decretos e 190 por infração de medida sanitária. Em caso de descumprimento das medidas a polícia registra um termo de ocorrência, que deverá gerar um processo judicial, onde os notificados responderão por desobediência.

DESOBEDIÊNCIA 2
A própria SSP reconhece que o número de casos verificados é muito maior do que aqueles que foram formalizados. Na maioria das vezes não são gerados termos de ocorrência, pois a Polícia Militar tem atuado orientando sobre o uso da máscara e cumprimento das demais medidas. Somente em caso de insistência em desobedecer as normas, ou mesmo quando há desacato, é lavrado o termo de ocorrência circunstanciado, que vai gerar o processo judicial.

VACINAS 1
O presidente Jair Bolsonaro divulgou no domingo que Sergipe já recebeu 271.930 doses de vacinas contra o coronavírus – sendo que apenas 129.568 já haviam sido aplicadas. O Estado recebeu 214.680 doses do imunizante Coronavac/Sinovac/ Butantan e 57.250 mil da vacina preparada pela Astrazeneca/Fiocruz. 251.8222 doses já foram repassadas pela secretaria estadual de Saúde aos municípios.

VACINAS 2
O problema é que, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, apenas nas duas últimas remessas envidas do pelo Ministério da Saúde houve a autorização para total aplicação em primeira dose. “Das remessas anteriores a essa autorização, há a necessidade de reserva para aplicação da segunda dose. A partir de hoje, 29, o último lote recebido está sendo distribuído para os 75 municípios sergipanos, inclusive com a ampliação da vacinação dos idosos para 67 anos”, explicou a SES, em nota.