29/04/2021 as 10:03

PRIVATIZANDO 1

João Augusto Gama destaca compra Aegea

Gama informou que os serviços da empresa vêm sendo ampliados e ela está iniciando o atendimento às populações que moram em palafitas

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ex-secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, João Augusto Gama, destacou ontem que a imprensa nacional divulgou, com destaque, a compra pela Itaúsa (uma holding do Banco Itaú) de 8,53% da empresa de saneamento Aegea, que opera em 12 estados, 126 municípios e atende a uma população de 11 milhões de pessoas. As capitais Teresina e Manaus, por exemplo, são atendidas pela Aegea desde 2018.

PRIVATIZANDO 2
Gama informou que os serviços da empresa vêm sendo ampliados e ela está iniciando o atendimento às populações que moram em palafitas. O custo do serviço, de melhor qualidade, é o mesmo. “Em 2017, no governo Temer, iniciei o processo de privatização da Deso, no BNDES, sob a presidência de Maria Silvia Bastos Marques, que estava financiando os estudos para as privatizações estaduais. O Governo de Sergipe aderiu ao programa, assinou contrato com o BNDES para licitação do projeto de privatização e em 2018 desistiu”, lembrou o ex-secretário.

PRIVATIZANDO 3
Gama arrematou: “Continuamos com serviço de água e esgoto capenga, com uma empresa de saneamento que não tem nem recursos nem crédito para investir. Todo investimento em saneamento em Sergipe é feito através de empréstimos tomados pelo Governo do Estado. São recursos que seriam aplicados em obras, como estradas, escolas, serviços de saúde. Lamentavelmente, o governo se endivida para aplicar em uma empresa inepta que não consegue investir na própria atividade. Temos uma perda imensa de água tratada e em Aracaju com permanentes feridas e cicatrizes deixadas pela empresa em nossas ruas. Basta andar na cidade. É uma pena. Sergipe não merece o serviço de saneamento ofertado pela Deso”.

NO HOSPITAL
O prefeito Adailton Sousa (PL), de Itabaiana, após ser acometido pela Covid-19, foi encaminhado para um hospital da capital. Segundo nota encaminhada pela Assessoria de Comunicação, apesar de algumas dores na região do tórax, o prefeito está com o quadro clínico estável e segue em observação médica. As últimas notícias davam conta que Adailton já apresentava 25% dos pulmões comprometidos pela doença.