16/09/2021 as 09:45

QUER LULA

PT de Sergipe está aguardando a visita do ex-presidente Lula

Sergipe deverá entrar no próximo agendamento do diretório nacional.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

O PT de Sergipe está aguardando a visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e há o desejo de que ele permaneça no Estado pelo menos por dois dias. Sergipe deverá entrar no próximo agendamento do diretório nacional.

CALAMIDADE 1
Os deputados estaduais aprovaram ontem três projetos de decretos legislativos, com a finalidade de reconhecer o estado de calamidade pública para os municípios de Areia Branca, Frei Paulo e Aquidabã. Nas solicitações, os gestores relataram dificuldades financeiras para administrar os municípios, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

CALAMIDADE 2
O estado de calamidade pública deve ser definido como uma situação anormal gerada em consequência do registro de desastres ou algum tipo de catástrofe, flagelo ou desgraça que afeta populações, causando prejuízos às administrações públicas que ficam limitadas em desenvolver ações em prol das comunidades.

CALAMIDADE 3
Os parlamentares já haviam aprovado durante a pandemia da Covid-19, pedidos para 33 municípios, cujos gestores ficam liberados para contratação de serviços sem licitação, além de poderem adiar o pagamento das dívidas públicas até que possam equilibrar as finanças no prazo determinado nos decretos, que geralmente se encerram no último dia do ano.

QUER AGÊNCIA 1
No dia 25 de agosto, a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) teve a indicação nº 474/2021 aprovada durante sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Nela, a parlamentar solicita ao presidente do Banco do Estado (Banese), Helon Oliveira da Silva, a instalação de uma agência bancária no Município de Monte Alegre.

QUER AGÊNCIA 2
Na propositura, Kitty Lima justificou que a única instituição financeira na cidade era o Banco do Brasil, que teve suas atividades encerradas no dia 19 de agosto deste ano. “Significa que a população terá que se deslocar para outros municípios, arriscando suas vidas em estradas e com eminência de assaltos, bem como minando a economia local. Sendo assim, é inquestionável os impactos socioeconômicos, provocados em virtude da única agência bancária, prejudicando de forma direta o comércio, e consequentemente a economia como um todo”, ressaltou.