22/02/2022 as 10:09

QUEIJARIAS

Lei das queijarias artesanais é aprovada pela Alese

Com autoria do deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) e sancionada pelo Governo do Estado, reforça que a produção artesanal do queijo é uma forma de agregar valor à produção

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

A lei das queijarias artesanais (lei 8.523/2019), aprovada pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), com autoria do deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) e sancionada pelo Governo do Estado, reforça que a produção artesanal do queijo é uma forma de agregar valor à produção leiteira baseada na cultura regional, emprego de técnicas tradicionais ou inovadoras, garantindo ao produto a aparência e o sabor específico do tipo de queijo artesanal.

PARTICIPAÇÃO
Além de mensagens gravadas por Gleisi Hoffman e a presença do ex-ministro Gilberto Carvalho, o ato trouxe militantes de vários municípios.

FEDERAÇÃO
Os dirigentes do Cidadania e do PSDB devem se reunir nos próximos dias para discutirem a formação da federação em Sergipe. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) comentou que “vamos dialogar sobre o assunto no diretório estadual” para dar os devidos encaminhamentos.

CICLISTAS 1
A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou a criação da lei estadual de nº 8.948/2021 que institui, em Sergipe, o “Dia Estadual de Conscientização e Proteção ao Ciclista”. Por força da lei – publicada no Diário Oficial de Sergipe (DOE) em 3 de janeiro deste ano –, a data deverá ser comemorada, anualmente, todo dia 10 de outubro, passando a constar no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe.

CICLISTAS 2
Segundo dispositivo, a lei em vigor busca promover debates, reflexões e eventos sobre a mobilidade sustentável e segurança de ciclistas no trânsito, motivando soluções inovadoras de gestão pública. Entre outros objetivos, a lei estimula a sociedade, empreendedores privados e os gestores públicos sobre a prática do ciclismo como contribuição relevante à saúde pública e à sustentabilidade socioambiental.

FALECEU LINEU
Faleceu no último domingo o fotógrafo Lineu Lins de Carvalho, de 84 anos de idade. Lineu Lins foi um dos primeiros profissionais de fotografia a registrar a sociedade sergipana e o cotidiano do Estado, deixando um acervo de quase 30 mil filmes, que ele sempre disponibilizou para estudos e pesquisas. Além disso, foi o primeiro fotógrafo no Estado a fazer uso da máquina digital