23/09/2022 as 11:28

PARDO E GUARANI

Alessandro Vieira voltou a se declarar “pardo” em seu registro eleitoral

Graças aos seus cabelos lisos e pele alva, tem gente dizendo que Alessandro está longe de ser “moreninho”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Alessandro Vieira voltou a se declarar “pardo” em seu registro eleitoral

Gaúcho da cidade de Passo Fundo, o senador Alessandro Vieira, candidato ao governo de Sergipe, voltou a se declarar “pardo” em seu registro eleitoral. O critério previsto pela Justiça Eleitoral é o da autodeterminação – ou seja, cada um diz como se enxerga. Mas o movimento negro não gostou e muitos eleitores estranharam o registro de Alessandro como pardo. Graças aos seus cabelos lisos e pele alva, tem gente dizendo que Alessandro está longe de ser “moreninho”.

PARDO E GUARANI 2
Alessandro acusou o senador Rogério de estar divulgando o fato e afirmou que sempre se identificou como pardo. “Tenho muito orgulho de ser fruto dessa mistura de povos que formou nosso País. Minha avó materna falava sempre com muito carinho dos ascendentes Guaranis. Mas não é só uma questão de autodeclaração, as autoridades públicas sempre me reconheceram como pardo, como mostra a ficha da minha primeira carteira de identidade”, afirmou.

PARDO 3
Outro episódio de autodeclaração gerou grande polêmica na Bahia, com ACM Neto se registrando como “pardo”. O movimento negro, que é muito forte no estado, entrou em campo e a polêmica impactou visivelmente o desempenho de ACM na campanha.

MEIO AMBIENTEO ambientalista e candidato a deputado federal João Fontes Júnior, do Partido Verde (PV), recebeu o Prêmio Ambientalistas 2022. A iniciativa da Olho Mágico Produções teve o objetivo de homenagear os profissionais, gestores, empresas e personalidades, que trabalham em prol da preservação do meio ambiente. O Prêmio reconhece a trajetória de mais de vinte anos de João em defesa ao meio ambiente.

LGBT
De forma inédita, Sergipe instituiu o Conselho Estadual da Promoção da Cidadania e Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CONLGBT), a partir da promulgação da Lei Estadual 8.857/2021. Na última segunda-feira (19), na Biblioteca Pública Epifânio Dória, a primeira reunião do Conselho elegeu membros para a presidência e vice-presidência para o biênio 2022-2024. O processo foi realizado pela Secretaria de Estado de Inclusão e Assistência Social (SEIAS), por meio da Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos (DIDH).

LACRAÇÃO URNAS 1
No próximo sábado, dia 24, vai ser concluído o procedimento de carga e lacração das urnas eletrônicas. O procedimento de carga e lacração das urnas foi iniciado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) no dia 15 de setembro.

LACRAÇÃO URNAS 2
Ao todo, 6.925 urnas eletrônicas estarão disponíveis para o 1° turno das Eleições. 5.504 são urnas de sessões ativas e 1.421 de contingência (urnas reservas). Muitas servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores trabalham firmes para concluir a tarefa.

CONCURSOS PÚBLICOS 3
“Temos ainda concursos autorizados para a Emdagro (55 vagas), Fundação Renascer (175 vagas) e Sead (55 vagas). E já adiantei hoje em entrevista na Sim FM que nos próximos dias vamos lançar oficialmente o certame da Adema. Tudo para melhorar os serviços estaduais e gerar mais emprego e renda para a população”, concluiu Belivaldo Chagas.