17/01/2023 as 12:10

COMÉRCIO

Marcos Andrade fala sobre estabilidade do comércio

Caracterizando uma ótima evolução na variação anual do mês estudado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE e analisada pela Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac de Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

COMÉRCIO 1 O comportamento do comércio varejista sergipano no mês de novembro de 2022 apresentou uma elevação forte no volume de vendas das lojas, diante de novembro do ano de 2021, com crescimento de +8,9% no período comparativo. Caracterizando uma ótima evolução na variação anual do mês estudado, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE e analisada pela Divisão Econômica do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac de Sergipe.

COMÉRCIO 2 O apontamento da pesquisa indica que o comércio retomou em definitivo a estabilidade das atividades das empresas, pois foi superior aos indicadores dos últimos três anos, fechando 2021 como o melhor ano comercial desde 2019, equivalendo ao período pré-pandemia. O ritmo de crescimento no mercado de trabalho, além da melhoria na renda do trabalhador ao longo dos últimos dois anos, tem feito o mercado reagir de forma cada vez mais positiva, conforme análise do presidente do Sistema Fecomércio/ Sesc/Senac, Marcos Andrade.

DISPENSOU Para simplificar e desburocratizar serviços públicos prestados à população aracajuana, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) editou a Portaria nº 23 – que regulamenta dispositivos das leis municipais 1.789/92 e 2.410/96 –, dispensando a necessidade de autorização ambiental para eventos sem fins lucrativos cujo público seja de até 500 pessoas. A nova regra é válida para eventos que não utilizem vias públicas e não vendam ingressos, a exemplo de aniversários e casamentos.

SESC E MÚSICA 1 A diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, acompanhada pela assessora de Programas Sociais, Karolina Almeida, participou da abertura da 11ª edição do Festival Internacional Sesc de Música, que acontece em Pelotas (RS) até o dia 27. O evento conta com a participação de dez alunos sergipanos na faixa etária dos 13 aos 18 anos, egressos do Projeto Música e Transformação, implantado pelo Sesc nos municípios de Indiaroba, Nossa Senhora do Socorro e Aracaju há mais de dez anos, com apoio técnico-financeiro do Departamento Nacional da instituição.

SESC E MÚSICA 2 O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Marcos Andrade, e o Conselho Regional são entusiastas das ações de valorização social realizadas nas comunidades, por meio de diversas ações multidisciplinares educativas e culturais, com foco na participação efetiva dos jovens. Segundo a diretora regional, o grupo irá participar de cursos, recitais e audições com professores nacionais e internacionais e farão apresentações de concertos em espaços públicos como teatro, igrejas.