15/08/2024 as 10:48
BANCO CENTRALEm encontro, ele ressaltou que “o que está em debate aqui é não termos definido de forma precisa qual é a natureza jurídica do Banco Central, ou ele é uma autarquia, ou ele é uma empresa”.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Registro de candidatura
Termina hoje, dia 15, o prazo para que os partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e de candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas Eleições Municipais de 2024. O 1º turno do pleito vai ocorrer no dia 6 de outubro e o 2º turno no dia 27 do mesmo mês, onde for necessário.
Eleição Cremese 1
Com 43,63% dos votos, a Chapa 01 – CFM democrático e participativo, venceu a eleição CFM 2024 e vai representar Sergipe no Conselho Federal de Medicina (CFM), na gestão 2024-2029. A eleição foi realizada nos dias 06 e 07 de agosto de forma online e ao todo 3.936 médicos sergipanos participaram da votação, que contou com quatro chapas concorrentes.
Eleição Cremese 2
O voto direto e secreto foi obrigatório para o médico em pleno gozo de seus direitos políticos e profissionais, inscrito no Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (CREMESE) e facultativo para os médicos com mais de 70 anos. Os componentes da chapa são: José Elerton Secioso de Aboim e Ana Jovina Barreto Bispo.
Banco Central 1
Durante debate sobre a PEC 65/2023, que prevê autonomia financeira e orçamentária ao Banco Central, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) destacou que “temos concordância em relação ao que se pretende com o projeto que é a autonomia orçamentária e financeira do banco”. Contudo, ele ressaltou que “o que está em debate aqui é não termos definido de forma precisa qual é a natureza jurídica do Banco Central, ou ele é uma autarquia, ou ele é uma empresa”.
Banco Central 2
A discussão ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal ontem, dia 14, e, segundo Carvalho, é preciso compreender que, “se virar uma empresa, na hora que virar uma empresa, o fluxo financeiro, que é o que ele mexe, virar passivo, vai impactar no resultado primário”. “E aí nós vamos aumentar o rombo fiscal do país de forma artificial por uma mudança no arcabouço jurídico-institucional do banco. Porque hoje o Banco Central e o Tesouro têm um fluxo financeiro que, ao final do ano, pode dar negativo para o Banco Central”, disse.
Com professores
A candidata a prefeita de Aracaju pelo PT, Candisse, e sua vice, Professora Rosângela, participaram de uma reunião no Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (SINDIPEMA), no bairro Siqueira Campos, região central da capital. No Dia Nacional da Luta em Defesa da Educação Pública, o encontro da chapa petista com os professores visa discutir melhorias para a classe docente do município.
Adesão
A candidata a prefeita de Aracaju pelo União Brasil, Yandra Moura, recebeu a adesão da candidata a vereadora Luciana Déda (PSB) ao seu projeto, que apresenta ideias modernas e eficientes para fazer com que a capital possa avançar. “Uma jovem cheia de ideias, que já mostrou que sabe fazer; ela não é de balela, não. Ela fez e faz na Câmara de Deputados e vai nos representar na administração da cidade de Aracaju”, declarou a candidata a vereadora.
Salão de turismo 1
De 8 a 10 de agosto, Sergipe fez parte do 8º Salão Nacional do Turismo, realizado este ano no Rio de Janeiro, com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”. O Sebrae participou da comitiva do estado, que contou ainda com artesãos e empresários.
Salão de turismo 2
O evento é uma realização do Ministério do Turismo e reúne todos os estados e o Distrito Federal em exposições dos maiores atrativos turísticos brasileiros, contribuindo para a profissionalização, qualificação e valorização do setor, e Sergipe esteve representado em diversos espaços. O Sebrae contribuiu com apoio aos artesãos presentes e com a apresentação na área dedicada ao Turismo de Experiência, com o Circuito dos Umbuzeiros.
Encontro procuradores 1
Os procuradores do Ministério Público de Contas de todo país estão em Aracaju participando do XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas. A solenidade de abertura aconteceu ontem e contou com a presença da presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
Encontro procuradores 2
O evento vai até amanhã, dia 16, e está sendo idealizado pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Tribunal de Contas e o Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC/SE). Nesta edição, o tema será “Nosso Trabalho Transformando Vidas” e visa engajar ideias e pessoas acerca da importância das políticas públicas que concretizam direitos fundamentais.
Mobilidade 1
Em entrevista concedida a Eraldo Souza e Alex Carvalho, na Aperipê FM, na noite de terça-feira, 13, o candidato a prefeito de Aracaju, Luiz Roberto, apresentou alternativas e perspectivas para enfrentar as questões de mobilidade tão relevantes para o conjunto da sociedade. Segundo Luiz Roberto, os desafios exigem criatividade, inovação e adequação às condições estruturais de uma cidade em franca expansão.
Mobilidade 2
Luiz Roberto afirma que não são problemas exclusivos de Aracaju, e frisou que tem perspectivas para enfrentá-los com medidas que já estão em curso e outras em que precisarão de estudos aprofundados. “Temos uma boa expectativa com a reestruturação do transporte público, com a licitação e a gestão do consórcio intermunicipal. Vamos investir na ciclomobilidade, na regulamentação dos transportes alternativos, além de pesquisar alternativas futuras, como o transporte fluvial”, pontuou o candidato.
Escuta popular
O Governo do Estado finalizou esta semana a etapa de escuta popular para construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2025 (PLOA), com a realização de uma audiência pública temática virtual. A escuta popular iniciou no mês de julho, com as conferências territoriais, realizadas nas regiões Sul, Alto e Médio Sertão, Leste e Baixo Sertão, Agreste, Centro-Sul e a Grande Aracaju, representadas pelas cidades de Estância, Nossa Senhora da Glória, Capela, Itabaiana, Tobias Barreto e Aracaju.
TEA
A pré-candidata a vereadora de Aracaju pelo PSD, Priscila Boaventura, tem incluído em suas propostas de campanha um foco especial no desenvolvimento e na inclusão da Educação na capital. Entre as ações apresentadas, Priscila destaca a necessidade de ampliar o apoio psicopedagógico nas escolas públicas, especialmente para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros transtornos do neurodesenvolvimento.