05/09/2024 as 10:26
DESOAs propostas comerciais do leilão da concessão parcial da Deso foram abertas na quarta-feira, dia 4, na Bolsa de Valores, em São Paulo.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Bom para negócios
As propostas comerciais do leilão da concessão parcial da Deso foram abertas na quarta-feira, dia 4, na Bolsa de Valores, em São Paulo. A empresa vencedora foi a Iguá Saneamento, que apresentou valor de outorga de R$ 4.536.936.990,00, o que corresponde a um ágio de 122,63% sobre o valor mínimo. Com a concessão parcial, a Deso manterá a operação de captação e tratamento de água em todos os municípios em que atualmente opera e a concessionária fica com a distribuição de água em 74 municípios, além de coleta e tratamento de esgoto.
Leilão prestigiado
Além dos diversos secretários de Estado que marcaram presença no leilão da concessão, em São Paulo, diversas autoridades políticas também estiveram presentes. Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, legenda do governador Fábio Mitidieri, foi um dos que acompanharam a sessão na Bolsa de Valores, numa demonstração do prestígio político do chefe do Executivo de Sergipe junto à sigla.
Não aprovou
A deputada estadual Linda Brasil (Psol), líder da oposição, criticou a concessão de saneamento que foi destaque em leilão realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo. Em seu discurso, a parlamentar condenou a decisão do governo Fábio Mitidieri, classificando-a como um ataque aos direitos da população sergipana. A deputada disse que "Sergipe vai na contramão de diversos países que reestatizaram os serviços de saneamento e distribuição de água, após piora no serviço e preços abusivos”.
Pesquisa 1
Pesquisa eleitoral da AtlasIntel, sobre a disputa em Aracaju, divulgada ontem à noite pela TV Atalaia, mostra Emília Corrêa (PL) liderando com 31,2% das intenções de voto. Na segunda posição está Yandra (União Brasil), com 23,4%. Candisse Carvalho (PT), Luiz Roberto (PDT) e a Delegada Danielle (MDB) aparecem tecnicamente empatados na terceira posição.
Pesquisa 2
A petista tem 13,9%, enquanto o pedetista soma 12,3% e a emedebista 11,1%. Niully Campos (PSOL) tem 5% e também empata com a Delegada Danielle no limite da margem de erro. O candidato Zé Paulo (NOVO) alcançou 1,8%. A pesquisa está registrada com o número 01443/2024.
É candidato?
A candidatura de Júnior de Dr. Carlos Milton (MDB) à prefeitura de Capela foi impugnada pela Justiça Eleitoral. A alegação é que o candidato praticou atos como secretário municipal após o prazo legal de desincompatibilização. Júnior, que é apoiado pela prefeita de Capela, Silvany Mamlak, e pelo deputado estadual Cristiano Cavalcante, emitiu comunicado aos seus eleitores afirmando que a decisão não é definitiva e que cabe recurso.
Valmir é candidato
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) manteve a decisão que julgou improcedente a Ação de Impugnação ao registro de candidatura de Valmir dos Santos Costa e aprovou a candidatura ao cargo de prefeito nas eleições municipais de 2024. A "Coligação Prefeito de Verdade" havia contestado a candidatura de Valmir, alegando que ele não estava apto a concorrer devido a uma condenação criminal.
Japaratuba
“A nossa candidatura a prefeita atende ao apelo da população de Japaratuba”, afirma Sizi da Saúde (PT), candidata a prefeita do município. Segundo aliados, Sizi está se fortalecendo a cada ato realizado, mostrando o desejo de mudança da população do município. Vereadora por três mandatos, Sizi busca um mandato no Executivo para promover uma gestão que olhe mais para o lado social e que esteja próxima dos cidadãos.
Comissão de Educação
A Comissão de Educação (CE) do Senado Federal aprovou o projeto que cria requisitos mínimos de transparência pública e controle social nas escolas da rede pública de ensino. O texto (PL 2.725/2022), de autoria da deputada Tábata Amaral (PSB-SP), recebeu parecer favorável do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) e segue agora para análise do Plenário.
Concessão de incentivos 1
O Governo de Sergipe aprovou em agosto a concessão de incentivos fiscais e locacionais para instalação de mais três indústrias, nos municípios de São Cristóvão, Propriá e Nossa Senhora do Socorro. Os projetos das empresas prospectam um investimento previsto em aproximadamente R$ 5,57 milhões, com perspectiva de gerar 75 novos postos de trabalho.
Concessão de incentivos 2
A concessão de incentivos foi aprovada pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e publicada no Diário Oficial de Sergipe. “Esses incentivos, que incluem reduções fiscais e apoio locacional, são essenciais para tornar Sergipe um ambiente atrativo para investimentos e descentralizar o desenvolvimento industrial, gerando emprego e renda para a população”, diz o secretário Valmor Barbosa.
Guarda Reestruturada 1
Em entrevista na manhã da última quarta-feira, 4, concedida a Jairo Alves e Rozendo Aragão, na Cultura FM, o candidato Luiz Roberto abordou o que trata seu plano de governo para as perspectivas de evolução da Guarda Municipal de Aracaju. “Vamos dividir a Secretaria de Defesa Social, criando uma secretaria de Defesa Civil e Condições Climáticas, atendendo a uma tendência mundial para dar mobilidade no monitoramento e logística de atuação nas eventuais situações climáticas emergenciais”, disse.
Guarda Reestruturada 2
Luiz Roberto continuou: “A Guarda ficaria numa Secretaria de Segurança Municipal junto com a SMTT e o Procon. Para isso, temos que preparar nosso efetivo para os novos desafios, caso passem efetivamente a integrar as forças de segurança pública do país, criando um Centro de Formação adequado para esta nova atribuição”.
Banco Central 1
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) reforçou a relevância da indicação do nome de Gabriel Galípolo para presidir o Banco Central (BC). O economista foi indicado pelo presidente Lula para substituir Roberto Campos Neto no comando da instituição.
Banco Central 2
De acordo com Carvalho, não há “nenhum sobressalto nem nada que aponte para sobressaltos nesta área”. “O que eu vejo é muita competência, muita qualificação e muita disposição em garantir que a inflação esteja sob controle e que o desenvolvimento de medidas que possam entender essa volatilidade do câmbio, além do quanto a inteligência artificial tem feito ou ajudado nos ataques especulativos para aumentar a volatilidade do câmbio”, disse.
Sustentabilidade
Com 61,46, Aracaju está entre as oito cidades nordestinas com os melhores indicadores de sustentabilidade. É o que revela estudo do Centro de Liderança Pública (CLP). Campina Grande (PB) e João Pessoa (PB) lideram o ranking da região, com médias ESG de 68,61 e 67,47, respectivamente. Aracaju se destaca pela adoção de políticas e práticas ambientais, sociais e de governança (ESG).