25/09/2024 as 09:41

DIALOGANDO

Zezinho Sobral ouviu as reivindicações e reforçou o compromisso

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) recebeu ontem a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Sergipe (Sintese) e reabriu a agenda de diálogos

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Dialogando 1

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) recebeu ontem a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação de Sergipe (Sintese) e reabriu a agenda de diálogos com a categoria neste semestre. O secretário Zezinho Sobral ouviu as reivindicações e reforçou o compromisso do Governo de Sergipe com a educação e com os servidores do magistério. Dentre as pautas solicitadas pelo sindicato estão um novo modelo de carreira, auxílio internet para professores, incorporação do abono e concurso do magistério. 

 

Dialogando 2

Zezinho disse que a Seduc está sempre de portas abertas para dialogar com o Sintese e com os professores sergipanos. “Desde 2023 mantemos o canal de diálogo com a categoria. Graças a esse diálogo que sempre tivemos, a atual direção do Sintese já conquistou muitos avanços para a carreira, a exemplo da retomada da carreira do magistério após 16 anos. O governo tem cumprido o acordo firmado em 2023 e sempre convida o Sintese para somar no fortalecimento da categoria”.

 

Multa

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe decidiu reformar a decisão da 2ª Zona Eleitoral (Barra dos Coqueiros), que havia julgado improcedente a representação apresentada pelo União Brasil contra a empresa CTAS Capacitação e Consultoria Eirelli pela prática de divulgação de pesquisa irregular. A empresa foi condenada ao pagamento de multa no valor R$ 53.205,00. De acordo com a denúncia, a pesquisa registrada não apresentou informações sobre o número de eleitores pesquisados em cada área, nem a composição por gênero, idade, escolaridade e nível econômico dos entrevistados.

 

Laranjeiras

A Coordenadoria da Mulher, vinculada à Secretaria de Assistência Social de Laranjeiras, promove nesta quinta-feira, 26, mais uma edição da palestra "Escolha Viver". O evento será realizado no Clube Antônio Carlos Franco, como parte da programação do Setembro Amarelo, uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Com foco em mulheres da comunidade, a palestra visa proporcionar um espaço de diálogo e acolhimento sobre temas de saúde mental, autoestima e superação de desafios emocionais.

 

Equilíbrio ambiental

No próximo final de semana, a Igreja Batista Semente em Aracaju, reconhecida por sua atuação em favor da afirmação sexual e de gênero no meio evangélico cristão, promoverá um evento para discutir questões ambientais e climáticas na cidade. O evento denominado “Pé no Mangue, Fé no Reino: diálogos socioambientais e fé”, ocorrerá no sábado, na Comunidade Prainha, no Barracão do Mestre Humberto, durante os turnos da manhã e da tarde, das 9h às 17h.

 

Denúncia no MPF 1

O MDB de Sergipe, representado pelo senador Alessandro Vieira, apresentou ao Ministério Público Federal (MPF) uma notícia de fato contra a candidata à prefeitura de Aracaju e deputada federal Yandra Barreto Ferreira (União). A denúncia envolve alegações de abuso de poder econômico, uso indevido dos meios de comunicação e violação das normas eleitorais, cometidos durante sua pré-campanha à Prefeitura de Aracaju para as eleições de 2024.

 

Denúncia no MPF 2

Segundo o documento protocolado junto à Procuradoria Regional Eleitoral, Yandra teria utilizado o programa de TV Geração Y, exibido pela TV Atalaia, como uma plataforma disfarçada para autopromoção. O programa, que inicialmente se apresentava como uma iniciativa para destacar as peculiaridades e histórias dos bairros de Aracaju, foi ao ar entre novembro de 2023 e junho de 2024, encerrando suas transmissões na última data permitida pela legislação eleitoral antes do período de vedação.

 

Impugnação 1

O Ministério Público Eleitoral conseguiu a impugnação da candidatura de Danilo Dias Sampaio Segundo, conhecido como Danilo de Lula. Ele estava concorrendo ao cargo de prefeito no município de Barra dos Coqueiros (SE). A decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SE) ocorreu na segunda-feira e reforma sentença da Justiça Eleitoral em 1° grau.

 

Impugnação 2

Na ação, o MP Eleitoral destacou que o candidato Danilo de Lula vive em união estável com Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A união estável do casal torna o candidato inelegível. Para a procuradora regional Eleitoral, Aldirla Albuquerque, “é fato incontroverso que o candidato é genro do presidente Lula. Existe ampla cobertura na imprensa nacional sobre essa ligação entre eles. Além disso, a relação do casal é amplamente divulgada por ambos em suas redes sociais”.

 

Irmãos na mesma escola

Na sessão da Assembleia Legislativa, o deputado Paulo Júnior (PV) disse ter protocolado dois projetos de lei: um trata da garantia de matrículas para irmãos na mesma unidade escolar da rede pública de ensino do estado. “Isso facilita para as mães que já possuem filhos em unidades escolares, ter a garantia de matriculá-los na mesma escola, melhorando ainda mais a questão do deslocamento e da convivência entre os irmãos”, informa.

 

Fábio é Luiz

Presidente estadual do PSD, o governador Fábio Mitidieri é um dos cabeças de campanha de Luiz Roberto à prefeitura de Aracaju. Em reunião com representantes dos setores de cultura e turismo, Fábio falou sobre a força produtiva dos setores e das propostas de Luiz para as áreas, como a criação de um calendário cultural anual para organizar, fomentar e fortalecer todos os eventos/manifestações culturais que ocorrem na cidade; criação do Conselho Municipal de Política Cultural entre outras.

 

Cashback IPTU 1

A candidata a prefeita de Aracaju, Yandra (União), quer trazer alívio financeiro imediato para os moradores da capital com o projeto "Cashback IPTU". A ideia é devolver parte do valor que foi pago a mais no IPTU dos anos 2022 e 2023, o que pode ajudar muitas famílias a ter mais tranquilidade no bolso.

 

Cashback IPTU 2

Yandra explicou que o "Cashback IPTU" é uma maneira de compensar os aumentos recentes no imposto. O custo para a prefeitura será entre R$ 30 e 35 milhões, mas o objetivo é dar um alívio financeiro para quem está sofrendo com o peso desses valores mais altos. O valor devolvido será calculado com base no aumento do imposto e no quanto cada pessoa já pagou.

 

Compromisso Educação 1

Emília Corrêa (PL), candidata à Prefeitura de Aracaju, e seu vice, Ricardo Marques (Cidadania), assinaram a carta-compromisso com o Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município de Aracaju (Sindipema). Uma ação que reafirma o compromisso da chapa com a educação pública como uma de suas prioridades centrais.

 

Compromisso Educação 2

Ao assinar a carta, Emília se compromete a implementar políticas voltadas para a valorização dos profissionais da educação, garantindo salários dignos, condições de trabalho adequadas e formação contínua. Além disso, assume como prioridade o investimento na melhoria da estrutura das escolas públicas, ampliar o acesso à educação infantil e expandir a oferta de escolas em tempo integral.