24/10/2024 as 08:41

COMBATE A FOME

Senador Alessandro Vieira (MDB/SE) está em Roma

Alessandro destaca que o parlamento tem papel relevante no desenho e na implementação de políticas de combate à fome, seja por meio da elaboração de legislação que considere as diretrizes internacionais

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Infraestrutura 1

O presidente do DER-SE, Anderson das Neves, juntamente com engenheiros do departamento, participa de um grande evento sobre o futuro da mobilidade e infraestrutura no Brasil, que acontece em São Paulo. "É um momento de aprender e levar para o nosso estado o que há de mais moderno no setor de mobilidade e infraestrutura no Brasil. O Governo de Sergipe tem transformado municípios por meio de rodovias com melhor qualidade e mais segurança para os usuários”, disse.

 

Infraestrutura 2

“E a nossa participação neste evento de infraestrutura, único no cenário brasileiro, é de extrema importância para levarmos o melhor para os sergipanos e sergipanas”, continuou Anderson, que foi eleito para assumir a Diretoria de Programas Especiais da Associação Brasileira de Departamentos de Estradas e Rodagens (ABDER).

 



Combate à fome 1

O senador Alessandro Vieira (MDB/SE) está em Roma, a convite da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), representando o Brasil e Sergipe na 52ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CSA). Ontem, ele participou da mesa que destacou o potencial transformador do primeiro Pacto Parlamentar Global contra a Fome e a Desnutrição, adotado em 2023, para implementar as Diretrizes Voluntárias sobre Sistemas Alimentares e Nutrição (VGFSN) e outros Produtos Políticos do Comitê de Segurança Alimentar Mundial (CFS) através da Ação Parlamentar.

 

Combate à fome 2

Alessandro destaca que o parlamento tem papel relevante no desenho e na implementação de políticas de combate à fome, seja por meio da elaboração de legislação que considere as diretrizes internacionais sobre o tema, seja por meio da destinação de recursos para a execução de programas de combate à fome e promoção da segurança alimentar.

 

Mobilidade em Aracaju 1

O vereador Breno Garibalde (Rede) usou a tribuna da Câmara de Aracaju para falar sobre a audiência pública para apresentação do relatório de impacto ambiental da ponte que será construída para ligar a Avenida Tancredo Neves ao bairro Coroa do Meio, e um viaduto que será construído na 13 de Julho, pelo Governo do Estado.

 

Mobilidade em Aracaju 2

Na visão do parlamentar, as obras são importantes, mas não resolvem o gargalo da mobilidade urbana na capital. “O que a gente vê, são investimentos muito altos para a construção de pontes e viadutos, e já é comprovado no urbanismo que pontes e viadutos não resolvem a mobilidade urbana de uma cidade. Essas obras terão um investimento total de R$ 320 milhões, dinheiro que poderia ser investido em transporte público, fazendo com que as pessoas passem menos tempo em deslocamento. É desse jeito que melhora a mobilidade urbana”, declarou.

 

Povos indígenas 1

A deputada Linda Barsil (PSOL) falou sobre as três comunidades indígenas no estado: o povo Xokó, no município de Porto da Folha, o povo Kaxagó e o povo Fulkaxó, ambos no município de Pacatuba. “Após 18 anos de muita luta, o povo Fulkaxó recuperou parte de seu território tradicional, porém a luta não se resume em ter a posse da terra. É preciso ter acesso à água potável, energia elétrica, saúde e educação”, entende.

 

Povos indígenas 2

Segundo a deputada, os Fulkaxós estão enfrentando uma batalha para ter uma escola em seu território. No mês de abril deste ano aconteceu uma reunião entre o Ministério Público Federal (MPF/SE), as lideranças dos Fulkaxós e a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc/) para tratar da implementação do ensino na reserva indígena.

 

Vai resolver 1

Luiz Roberto, candidato à Prefeitura de Aracaju pelo PDT, é enfático em dizer que irá resolver o problema do transporte público da capital. Para Luiz, o primeiro grande passo foi a licitação do transporte ter sido realizada, porém, é preciso acompanhar de perto a execução do contrato e ver as melhorias sendo aplicadas na prática. Ele promete ser, ao lado do seu vice Fabiano Oliveira (PP), o principal fiscal.

 

Vai resolver 2

Uma outra prioridade de Luiz é a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). “Sabemos o quanto é urgente realizar essa atualização. Entendemos que será necessário fazer uma nova minuta, realizando mais audiências públicas e adequando o desenvolvimento urbano e as necessidades ambientais, atendendo aos pleitos das entidades e da sociedade civil”.

 

Decisão judicial 1

No último dia 23, o candidato à Prefeitura de Aracaju, Luiz Roberto (PDT), teve postagens relacionadas à Maternidade Lourdes Nogueira, de Aracaju, removidas das redes sociais, conforme determinação da Justiça Eleitoral. A decisão, expedida pelo Juiz Rômulo Dantas Brandão, foi executada pelo Instagram e Facebook após Luiz Roberto não cumprir voluntariamente a ordem judicial. A defesa do candidato alegou que as postagens eram baseadas em declarações da candidata.

 

Decisão judicial 2

O processo foi movido em razão de supostas irregularidades nas postagens do candidato, que estariam violando regras eleitorais. Segundo a representação eleitoral, o conteúdo das postagens não estava em conformidade com a legislação vigente. A remoção foi um desdobramento do não cumprimento da decisão prévia por parte de Luiz Roberto. O Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., responsável pelo Instagram e Facebook, informou que, em respeito à decisão judicial, entrou em contato com o provedor de aplicativos do Instagram para tornar o conteúdo indisponível.

 

Souza, presente! 1

O aniversário de morte do ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE), Souza, foi lembrada pela entidade. Em reconhecimento ao legado de Souza, a diretoria do sindicato reuniu dirigentes sindicais e amigos em uma solenidade. “O legado de Souza permanece vivo e continua inspirando a todos, marcado pela luta por direitos e pela defesa dos trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou o presidente do SEEB/SE, Adilson Azevedo.

 

Souza, presente! 2

Dirigida por Adilson Azevedo, a mesa solene contou com as participações da presidente-licenciada do SEEB/SE, Ivânia Pereira, jornalista Niúra Belfort, viúva de Souza, Paulo Pedroza, do CTB/SE, Maria da Pureza Sobrinha, presidente da UBM/SE, Milton Dantas, vereador-eleito de Aracaju e dos dirigentes do PCdoB/SE, Edival Góis e Dr. Emerson. Após as intervenções, foi exibido o documentário “Comandante José Souza de Jesus, Presente! ”.