28/11/2024 as 10:20
CONTASNesta quinta-feira, 28, as contas do Governo do Estado, exercício financeiro de 2023, de responsabilidade do governador Fábio Mitidieri
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
Nesta quinta-feira, 28, as contas do Governo do Estado, exercício financeiro de 2023, de responsabilidade do governador Fábio Mitidieri, estarão na pauta da sessão plenária do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), que ocorre às 9 horas. Sob a relatoria do conselheiro Ulices Andrade, será a primeira vez que a Corte colocará em pauta as contas do executivo estadual dentro do mesmo ano em que foram apresentadas.
Conforme prazo regimental, a prestação de contas de cada ano é remetida ao Tribunal até o dia 30 de abril do ano seguinte. A análise do processo resultará na emissão de parecer prévio que será encaminhado à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para apreciação dos parlamentares e servirá como alicerce para o julgamento definitivo das Contas do Executivo, atribuição constitucionalmente prevista ao Poder Legislativo.
Eleições na UFS 1
Nessa quarta-feira, 27, foi homologado por unanimidade o resultado das eleições para reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), para composição da lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação (MEC). A reunião do Colégio Eleitoral Especial aconteceu no auditório da Reitoria, no campus de São Cristóvão.
Eleições na UFS 2
No documento, constam os candidatos das três chapas mais votadas: chapa 2, composta pelos professores André Maurício e Silvana Bretas; chapa 1, composta pelos professores Valter Santana e Martha Suzana e chapa 3, composta pelos professores Rosalvo Ferreira e Rogéria Nunes. Os próximos reitor e vice-reitora da UFS, para o quadriênio 2025-2029, serão nomeados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Empregos
De janeiro a outubro de 2024, Sergipe teve crescimento de 26,8% no saldo de empregos, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ainda de acordo com a pesquisa, em outubro, Sergipe atingiu o maior estoque de empregos da história, com 342.990 trabalhadores ativos no mercado de trabalho formal.
Aracaju e São Cristóvão
Hoje, dia 28, às 15h, a Procuradoria Geral do Município de Aracaju recebe representantes do Fórum em Defesa da Grande Aracaju para uma conversa sobre os limites geográficos entre a capital sergipana e São Cristóvão. O coletivo, formado por técnicos de diversas áreas, como geógrafos, arquitetos, engenheiros, advogados e biólogos, solicitou o encontro para que fossem debatidos iniciativas e atos que possibilitem solucionar a questão a favor dos aracajuanos.
Audiência pública
Por falar em limites geográficos, amanhã, dia 29, às 9h, o plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) vai sediar uma Audiência Pública para discutir os limites intermunicipais entre Aracaju e São Cristóvão. A audiência, que será realizada por meio da Comissão de Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transporte e Turismo, será aberta ao público e visa ampliar o debate sobre o futuro e o desenvolvimento daquela região.
Concessão da Deso 1
Ontem, dia 27, o secretário da Sedurbi, Luiz Roberto Dantas, reuniu-se com representantes da Iguá Saneamento, da Deso e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), para discutir metodologias, responsabilidades e os próximos passos para uma transição integrada e eficiente.
Concessão da Deso 2
Segundo Luiz Roberto, o acompanhamento ativo do governo em todas as etapas do processo visa assegurar que a transição para a gestão privada ocorra de forma harmoniosa, preservando os interesses da população e garantindo a melhoria dos serviços prestados. “Estamos empenhados em criar um modelo de gestão que combine eficiência operacional, sustentabilidade e respeito às normativas vigentes”, destacou.
Investimentos 1
No último dia 27, o governador em exercício, Zezinho Sobral, recebeu representantes do Grupo Zagonel, em uma reunião estratégica no Palácio dos Despachos. Durante o encontro, foram apresentados os planos de expansão da Zagonel, que adquiriu recentemente a fábrica da Dexco Corona Hydra. A empresa deve gerar, inicialmente, 700 empregos, com previsão de faturamento anual de R$ 400 milhões.
Investimentos 2
“O estado é bem localizado, está no centro de uma região que abrange mais de 50 milhões de consumidores, além de oferecer incentivos que criam condições favoráveis para negócios. A gente tem investimentos importantes aqui, entre conglomerados nacionais que viram nosso potencial. Portanto, essa parceria entre governo e setor privado é essencial para impulsionar o crescimento e gerar empregos”, afirmou o governador em exercício, que colocou à disposição iniciativas como o Programa Primeiro Emprego.
Fasc 1
O deputado Paulo Júnior (PV) convidou os colegas parlamentares, os servidores da Casa, a população e os profissionais de imprensa para a 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que será realizado no período de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2024. A expectativa é que o município receba mais de 55 mil pessoas nos três dias de festa.
Fasc 2
“É um evento muito importante, realizado há mais de 50 anos no município de São Cristóvão, criado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) para expressar as expressões culturais aqui do nosso estado. É organizado pela Prefeitura Municipal de São Cristóvão, em parceria com o Banese, o Banco do Nordeste, a Caixa Econômica Federal e de vários outros parceiros, com o objetivo de manter o Festival de Artes no Calendário Cultural do nosso estado”, ressalta.
PEC da escala
O vereador Elber Batalha (PSB) registrou na Câmara de Aracaju a evolução da PEC da escala 6x1, que tramita no Congresso Nacional. O parlamentar destacou a sugestão de reduzir impostos para os contratantes e até melhorar a qualidade de vida de diversos profissionais. “Eu tenho visto muitas pessoas dizendo que isso vai quebrar o comércio, vai tornar inviável a indústria. Esse mesmo discurso foi feito lá atrás quando na Inglaterra da revolução industrial se tentou proibir o trabalho infantil. Onde crianças eram usadas para gerir as máquinas com a desculpa que seus dedos eram mais finos. Assim como aconteceu quando pensaram no 13º salário dizendo que seria desastroso”, comentou Elber Batalha.