03/07/2025 as 10:19

CAOS INSTITUCIOAL

Alessandro Vieira: 'O caos institucional passou dos limites até para o padrão brasileiro'

Um Congresso que invadiu o manejo orçamentário e usa PDLs fora dos limites constitucionais. E um Governo fraco e desarticulado”.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

‘Caos institucional’ 1
O senador Alessandro Vieira (MDB) registrou nas redes sociais: “O caos institucional passou dos limites até para o padrão brasileiro! Hoje temos um STF que faz política e interpretações constitucionais criativas. Um Congresso que invadiu o manejo orçamentário e usa PDLs fora dos limites constitucionais. E um Governo fraco e desarticulado”.

‘Caos institucional’ 2
Alessandro Vieira continuou: “Não existe solução mágica para tantos problemas acumulados por décadas, mas é urgente a construção de uma agenda mínima consensual que resgate o equilíbrio entre os poderes e garanta estabilidade até as eleições de 26, quando o povo poderá apontar pelo voto o caminho a seguir.”

Projeto de lei 1
Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe o Projeto de Lei nº 125/2025, de autoria do deputado estadual Marcelo Sobral (União), que propõe a adoção do método ABA (Análise do Comportamento Aplicada) como política de inclusão escolar para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública estadual.

Projeto de lei 2
O projeto, registrado sob o Processo nº 2928/2025 e Protocolo nº 2930, foi apresentado em 20 de maio de 2025 e segue aguardando os próximos encaminhamentos. Todas as informações estão disponíveis no portal oficial da Alese.

Faltou na Alese 1
O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) criticou a ausência do secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, em uma audiência na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Segundo o parlamentar, a falta de compromisso é um desrespeito à legislação e aos trabalhadores da área.

Faltou na Alese 2
“Ele preferiu adiar. E ele sabe que um dos temas que seria tratado aqui hoje seriam as demissões na Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), a falta de medicamentos oncológicos, a questão das Organizações Sociais (OSs) e a situação do Hospital da Criança, onde mais de 100 trabalhadores foram demitidos”, comentou Georgeo Passos.

Descumprimento
Georgeo Passos também criticou o descumprimento da Lei Complementar 141/2012. “O secretário Cláudio deveria ter vindo aqui no final de maio para prestar contas, não veio. Terminamos junho, não veio. Viria hoje [ontem], dia 2 de julho, e também não veio. Vamos entrar em recesso e não sei se haverá tempo ou pauta para ele vir ainda neste primeiro período. É um total desrespeito com a lei”, apontou.

Chamada Nordeste 1
Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Sudene e do Consórcio Nordeste definiram novas ações para divulgar a Chamada Nordeste do governo federal, que vai injetar R$ 10 bilhões nos estados da região. A estratégia foi debatida no Recife, durante a reunião do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais (Coriff) da Sudene. Representantes do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Banco do Brasil, Caixa e FINEP, que integram a Chamada e o Coriff, também participaram da discussão.

Chamada Nordeste 2
A Chamada Nordeste tem o objetivo de alavancar projetos de infraestrutura, serviços públicos e empreendimentos produtivos alinhados aos eixos e missões do programa Nova Indústria Brasil (NIB). As empresas, cooperativas e instituições podem participar da Chamada apresentando seus planos de negócios até o dia 15 de setembro, com foco prioritário nos seguintes temas: energia renovável, bioeconomia, hidrogênio verde, indústria automotiva e agrícola e data center verde.

Bolsa atleta estadual
Com o objetivo de profissionalizar o esporte sergipano e reafirmar a política inclusiva, o Governo de Sergipe apresenta, nesta quinta-feira, 3, às 9h, no Teatro Atheneu, os contemplados do programa Bolsa Atleta Sergipe – Edição 2025. A solenidade inclui a entrega simbólica dos kits institucionais, que reúnem itens como mochila, camisas, boné, squeeze e a bandeira do estado, reforçando o sentimento de pertencimento dos atletas sergipanos.

Beneficiados
A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), beneficiará 227 atletas e técnicos, com investimento recorde de R$ 2.266.000,00. Os primeiros repasses acontecem no dia 10 de julho, para quem já concluiu o processo de adesão, com representantes de 20 municípios e 25 modalidades, entre elas cinco paramodalidades. A partir da ação, espera-se que o desporto sergipano possa crescer ainda mais e alcançar cada vez mais melhores resultados!

LDO de Aracaju 1
Ontem, durante discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Aracaju, na Câmara, o vereador Sargento Byron (MDB) buscou entender quais diretrizes estão previstas para a infraestrutura de regiões como a Zona de Expansão e a avenida Deputado Airton Teles. Segundo o parlamentar, as áreas são de constante problemática já conhecida na Casa Legislativa.

LDO de Aracaju 2
“Agradeço o espaço para falarmos também sobre a secretaria tão sonhada desde o meu primeiro mandato, que é a pasta dos Direitos da Pessoa com Deficiência, pois é desta maneira que entenderemos o que podemos esperar para o próximo ano”, afirmou o vereador Byron.

Em Graccho Cardoso 1
O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realizará, no período de 9 a 11 de julho, o Atendimento Biométrico Itinerante (ABI) no município de Graccho Cardoso. A ação acontecerá na Escola Municipal Lourival Batista, localizada em Graccho Cardoso, que pertence à 3ª Zona Eleitoral (Aquidabã). A iniciativa facilita o acesso da população aos serviços eleitorais, especialmente das comunidades situadas mais distantes das sedes das Zonas Eleitorais ou que enfrentam dificuldades para se deslocar até os cartórios eleitorais.

Em Graccho Cardoso 2
Durante o atendimento, estarão disponíveis serviços como alistamento eleitoral, revisão cadastral, transferência de domicílio, emissão de certidões, entre outros. Para ser atendido, é necessário apresentar um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado (conta de água, luz ou telefone). Homens maiores de 18 anos também devem apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.