16/07/2025 as 09:52
NA CAPITAL"Eu tenho inclusive vídeos que passei para a prefeita Emília Corrêa (PL). E o pavimento asfáltico, que era uma crítica tremenda, continua sendo feito”, denuncia.
COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA
PET Friendly 1
Sergipe deu um passo importante na defesa dos direitos dos animais com a sanção da Lei nº 107/2025, que cria o Selo “Estabelecimento Amigo dos Animais” – PET Friendly, proposta da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa. A nova legislação reconhece oficialmente bares, restaurantes, hotéis, shoppings e outros espaços que se comprometam com o bem-estar animal.
PET Friendly 2
O selo funcionará como uma certificação para locais que ofereçam estrutura segura, ambiente higienizado e condições de conforto para animais de estimação e seus tutores. O objetivo é claro: promover uma convivência respeitosa, responsável e acolhedora entre pessoas e pets em espaços comerciais e de lazer em todo o estado. “Não é só um selo bonitinho na porta. Estamos falando de critérios sérios, realistas e objetivos, que exigem preparo de verdade dos estabelecimentos. Quem respeita os animais precisa mostrar isso na prática”, afirmou Kitty Lima.
Ciclo de investimentos 1
O governador Fábio Mitidieri (PSD) vai apresentar hoje, a partir das 14h, o Desenvolve Sergipe, um novo ciclo de investimentos estruturantes que transformará a realidade do estado. Na oportunidade, serão detalhados os principais projetos de infraestrutura, educação, mobilidade, segurança pública e inovação digital que compõem o programa, com destaque para obras e ações que já alcançam todas as regiões sergipanas.
Ciclo de investimentos 2
Durante o anúncio, Mitidieri vai explicar os critérios técnicos e legais para a realização de operações de crédito, os impactos esperados na economia e na qualidade de vida da população, e o compromisso do Governo de Sergipe com a responsabilidade fiscal, mantendo o estado como o menos endividado do Brasil.
Participação popular 1
A população sergipana poderá participar das discussões sobre a construção do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026. Os debates se darão por meio do ‘Sergipe Participativo’, realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).
Participação popular 2
As atividades acontecerão nos meses de julho e agosto, em nove municípios, contemplando todas as regiões do estado, e também contarão com Oficinas dos Planos de Desenvolvimento Regional, para ouvir a população e construir um plano alinhado às necessidades locais.
Rumos do PT 1
Ontem, o senador Rogério Carvalho (SE), líder do PT no Senado e presidente estadual do partido em Sergipe, recebeu, em Brasília, o presidente eleito do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, para debater os rumos da legenda. “Edinho Silva, presidente do Partido dos Trabalhadores, me dá a honra de estar aqui em nosso gabinete. Ele que também é filiado ao partido há mais de 35 anos. Estou muito feliz de receber nosso presidente”, destacou.
Rumos do PT 2
O presidente do PT, Edinho Silva, aproveitou a oportunidade para tecer elogios ao trabalho realizado pelo senador Rogério Carvalho. “O nosso partido tem desafios imensos pela frente. Não só nos combates aos privilégios, mas também na defesa da nossa soberania. É impossível pensarmos no fortalecimento do nosso partido sem pensarmos no seu papel enquanto liderança. Não só orgulho do povo de Sergipe, mas para todos nós do PT. Você faz a diferença aqui no Congresso Nacional”, disse.
Sem árvores 1
Durante sessão na Câmara de Aracaju, o vereador Fábio Meireles (PDT) manifestou seu repúdio pela supressão de árvores na Avenida Visconde de Maracaju. Em sua fala, o vereador pontuou uma questão importante sobre a defesa do meio ambiente.
Sem árvores 2
“O ex-vereador Ricardo Marques (Cidadania), na época, fez críticas. A obra na Avenida Visconde de Maracaju não finaliza. E, além de não finalizar, árvores foram suprimidas dali, nesta gestão já. Eu tenho inclusive vídeos que passei para a prefeita Emília Corrêa (PL). E o pavimento asfáltico, que era uma crítica tremenda, continua sendo feito”, denuncia.
Falta pagamento
Por falar em Câmara, a vereadora Sônia Meire (Psol) denunciou a falta de pagamento das empresas terceirizadas. Uma empresa, que teve o contrato encerrado com o município de Aracaju, tem nove meses que não cumpre com as rescisões trabalhistas dos demitidos.
Paraíso do Sul 1
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju para relatar preocupações no bairro Paraíso do Sul. Durante uma visita, ele constatou atrasos na execução da segunda e terceira etapas das obras de infraestrutura.
Paraíso do Sul 2
“Vi moradores aflitos, ruas que foram iniciadas e ficaram pela metade, como as ruas 44.1 e 44.2. Parece que parte da equipe foi deslocada para outra obra. Já entrei em contato com a Emurb e estou articulando uma reunião com a empresa responsável para que possamos realinhar o cronograma. O Paraíso do Sul está saindo da lama, e essa obra precisa ter continuidade com responsabilidade”, cobrou.
Salário na conta 1
O calendário de pagamento dos servidores do Governo do Estado, referente ao mês de julho, começa a ser pago a partir do dia 30. Na data em questão, receberão os aposentados e pensionistas. Já em 31 de julho, o pagamento será direcionado aos servidores das demais secretarias, empresas, autarquias e fundações.
Salário na conta 2
O cumprimento do calendário injetará cerca de R$ 510 milhões na economia sergipana. A ação ajuda a aumentar a circulação de recursos dentro do estado, contribuindo para o desenvolvimento local.