22/08/2025 as 08:28

CULTURA

Valadares Filho foi empossado como vice-presidente

A cerimônia de posse, realizada em Bonito, município do Mato Grosso do Sul, contou com a presença de gestores culturais de todo o país e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Cultura 1
O secretário especial da Cultura de Sergipe, Valadares Filho, foi empossado como vice-presidente da Região Nordeste no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A cerimônia de posse, realizada em Bonito, município do Mato Grosso do Sul, contou com a presença de gestores culturais de todo o país e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Cultura 2 
Durante a posse, o secretário destacou a relevância do papel que passará a exercer. “É uma honra representar Sergipe neste espaço de diálogo e construção coletiva para o fortalecimento das políticas culturais no Brasil. Assumir a Vice-presidência Regional do Nordeste no Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura significa levar a voz dos artistas, mestres e agentes da cultura sergipana para um debate nacional, ampliando nossas possibilidades de atuação e parcerias”, afirmou.

Petrobras em SE 1
O senador Rogério Carvalho (PT/SE) realiza hoje, dia 22, uma reunião histórica sobre a Petrobras em Sergipe. O evento será a partir das 9h, no município de Carmópolis. O encontro marca a retomada das discussões sobre o papel estratégico da Petrobras no desenvolvimento econômico e social do estado, em especial após a retomada da administração da FAFEN.

Petrobras em SE 2
Estarão presentes prefeitos e prefeitas dos 19 municípios que compõem o eixo petrolífero sergipano, além de parlamentares, do movimento sindical e da sociedade civil organizada. A reunião contará com representantes da direção nacional da Petrobras: Giles Carriconde, assessor da Presidência, e Alysson Silva, do setor de Relações Institucionais.

Balanço 1
O governador Fábio Mitidieri deu entrevista ao jornalista Luiz Carlos Focca, no Metropolitana News 1ª Edição, da rádio Metropolitana FM, nessa quinta-feira, 21. Na oportunidade, ele fez um balanço de números importantes da gestão e destacou os avanços pelos quais Sergipe tem passado nos últimos anos. Segundo o chefe do Executivo estadual, a cobrança da população é legítima, mas a gestão tem conquistado boas marcas em diversas frentes.

Balanço 2
“Quando você vê Sergipe como o estado mais seguro do Nordeste, com menor taxa de desemprego e maior número de empregos na sua história, é algo fantástico. Na educação, pela primeira vez batemos todas as metas do MEC, com uma escola a cada 12 dias, além de 230 escolas climatizadas. A cobrança é natural, a população tem o direito e temos que entender, mas há tempo para as políticas públicas darem resultado", disse Fábio.

Transporte público 1
Ontem, a Câmara de Aracaju recebeu as presenças de representantes do governo municipal que foram prestar contas sobre a aquisição dos ônibus elétricos e dar transparência ao processo. Durante o debate, o vereador Fábio Meireles (PDT) afirmou que seria mais econômico ter realizado a licitação própria, em vez de aderir à ata de Belém. Para o parlamentar, o menor valor seria da cidade de Cascavel, o que sinaliza que poderia ser mais econômico ter feito a licitação em Aracaju. “A gente acaba entendendo por que a demora e a insegurança de vir para a Casa Legislativa trazer as informações devidas”, asseverou.

Transporte público 2
“Se a licitação para o município de Aracaju traz lisura, traz leveza e não o peso da ata questionada na Justiça de Belém do Pará, por que não foi feita a licitação no município de Aracaju? Qual foi a motivação para a Prefeitura de Aracaju aderir especificamente à ata do município de Belém do Pará, sabendo que ela havia sido objeto de cautelar suspensiva pelo Tribunal de Contas do Pará, por indícios de superfaturamento?”, questionou Fábio Meireles.

Cobra explicações 1
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) demonstrou preocupação com a possível mudança no itinerário da linha 702 (Augusto Franco/Beira-Mar), relatada por moradores do Conjunto Augusto Franco. Segundo Joaquim, a alteração pode deixar de atender a diversos condomínios da região, como Nordeste, Ponta da Alva, Prato de Sergipe e Prato Forte, o que gera apreensão na comunidade.

Cobra explicações 2
“Já havia solicitado à SMTT um novo estudo para ampliar o atendimento de transporte aos moradores próximos ao Francão, mas fomos surpreendidos com essa mudança que, em vez de ampliar, pode reduzir o acesso”, destacou. O vereador afirmou que cobrará pessoalmente uma explicação do presidente da SMTT, Nelson Felipe, e buscará uma solução para que os moradores não sejam prejudicados.

Educação 1
Um debate fundamental para o futuro da educação sergipana tomou conta do Plenário Deputado Pedro Barreto de Andrade, na Assembleia Legislativa, ontem. O “Seminário Estadual do Plano Nacional de Educação (PNE)”, de autoria da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), foi realizado para discutir os objetivos e as metas da proposta do Governo Federal para a próxima década, que está em análise no Congresso Nacional.

Educação 2
O evento, solicitado pela presidente da Comissão Especial do PNE na Câmara dos Deputados, Tabata Amaral (PSB-SP), e coordenado em conjunto por Kitty Lima e pela deputada federal sergipana Yandra Moura (União Brasil), teve como objetivo principal aproximar a discussão nacional da realidade local, ouvindo gestores, educadores e a sociedade civil para construir um plano robusto e eficaz.

Trânsito 1
O trânsito na ponte que liga Aracaju e Barra dos Coqueiros terá interdições parciais a partir da próxima segunda-feira, 25, das 9h às 15h, conforme divulgaram o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE) e a Energisa.

Trânsito 2
O bloqueio será parcial de uma das faixas, no sentido Barra dos Coqueiros/Aracaju, com interdição total da passarela e da ciclovia. As intervenções têm previsão de conclusão no fim de setembro. As obras fazem parte dos investimentos da Energisa para reforçar o sistema elétrico da região barra-coqueirense.