10/10/2025 as 10:24

MINISTRO DE PESCA

Delegada Katarina acompanhou o ministro da Pesca, André de Paula

Dois eventos que, para a deputada Katarina, dialogam diretamente.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Ministro de Pesca 1

Ontem, a deputada federal Delegada Katarina acompanhou o ministro da Pesca, André de Paula, em agenda na capital sergipana. Eles participaram da cerimônia de retomada da Estatística Pesqueira no Estado, passo histórico para o fortalecimento do setor, além da inauguração do Centro de Aquicultura do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Ministro de Pesca 2

Dois eventos que, para a deputada Katarina, dialogam diretamente. “Estatística pesqueira nos fornece conhecimento para agir com responsabilidade, enquanto o Centro nos oferece as ferramentas para transformar esse conhecimento em inovação e prosperidade. Juntos, eles representam o Brasil que queremos: um país que respeita seus recursos naturais, valoriza a ciência e investe em futuro”, destaca a parlamentar.

Retomada Fafen

O ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência, celebrou o anúncio feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva da retomada da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe e na Bahia. “Queridos sergipanos e sergipanas, aquilo que falei com vocês anteriormente, da volta da Fafen, o presidente acabou de confirmar agora: a Fafen estará de volta a Sergipe. Então, dia 16 começam os trabalhos que gerarão 450 empregos diretos e 1.400 indiretos, fortalecendo a economia do nosso estado”, disse.

Críticas ao Congresso

O vereador Breno Garibalde (Rede) utilizou suas redes sociais para criticar recentes decisões no Congresso Nacional que, segundo ele, resultam em prejuízos significativos para a arrecadação do país. Na proposta derrubada pelo Legislativo, o governo tinha elevado imposto sobre bets, fintechs, LCI e LCA, JCP, mudado IR de investimentos, limitado compensações e incluído pé-de-meia no piso da educação, entre outras.

‘BBB do mal’

Para o parlamentar, a medida pode causar a perda de aproximadamente R$ 17 bilhões em tributos, valor que considera essencial para o financiamento de políticas públicas. Breno Garibalde chamou a atenção para o que classificou como um “BBB do mal”, no qual bilionários, bancos e casas de apostas (bets) são beneficiados, enquanto a população em geral é prejudicada. “Não é como se o país precisasse…”, ironizou o vereador, reforçando a crítica à condução da pauta tributária no Congresso.

Esclarecimento 1

Na Câmara de Aracaju, o vereador Lúcio Flávio (PL) usou a tribuna para negar uma postagem nas redes sociais que o associava a um suposto “PL do estupro” em Aracaju. Ele afirmou desconhecer qualquer proposta nesse sentido e criticou o que chamou de manipulação ideológica.

Esclarecimento 2

Lúcio Flávio também exibiu um vídeo de um grupo de mulheres que participou de uma manifestação na Câmara Municipal contra o suposto projeto, destacando que “vieram sem saber o que estava sendo tratado na sessão”.

Defesa

O vereador Soneca (PSD) saiu em defesa da prefeita Emília Corrêa (PL) e elogiou a atual administração de Aracaju. Ele afirmou que “não foi essa gestão que deixou o caos que o Bugio está” e destacou que, diferente do governo anterior, a cidade estava cheia de buracos e abandonada, mas agora vem sendo cuidada pela nova gestão.

Religiosidade

O vereador Pastor Diego (União) destacou a recente audiência pública contra o aborto e anunciou o protocolo de um projeto de lei contra a cristofobia, definido por ele como “todo tipo de preconceito e intolerância religiosa contra cristãos, especialmente em eventos culturais e carnavalescos”. O parlamentar também elogiou a prefeita Emília Corrêa pela sanção da lei que regulamenta o transporte complementar em Aracaju.

SMTT

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) solicitou um estudo técnico à SMTT sobre o tráfego na Avenida Marinete Araújo Mendonça, na Zona de Expansão, alegando que a via não comporta mão dupla, especialmente nos horários de pico. Ele elogiou a prefeitura e a Emurb pela revitalização asfáltica no Centro, além da limpeza realizada pela Emsurb em canais e praças da região.

Água no Sertão

E na Assembleia, o deputado estadual Chico do Correio (PT) destacou a importância do acesso à água no Sertão. Segundo ele, garantir água de forma ampla é essencial para a produção, a saúde e a qualidade de vida da população. Chico defendeu a recuperação de poços artesianos desativados e a ampliação do abastecimento, lembrando que a região já produz mais de dois milhões de litros de leite por dia.