25/05/2018 as 14:09

Política

Em seminário com ministro da Cultura, Edvaldo destaca retomada do Forró Caju

Prefeito ressaltou ainda a necessidade de se buscar alternativas de sustentabilidade da Cultura através dos patrocínios privados e das leis de incentivo fiscal.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Em seminário com ministro da Cultura, Edvaldo destaca retomada do Forró CajuFoto: Marco Vieira/PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta sexta-feira, 25, do seminário "Cultura gera futuro", iniciativa do Ministério da Cultura, cujo objetivo é capacitar os agentes culturais para que possam estar aptos a acessar recursos federais, através das leis de incentivo fiscal. O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, fez a palestra de abertura do evento. À imprensa, ele e o prefeito destacaram a importância do Forró Caju para a economia e o turismo sergipanos.

“Este é um evento muito importante, pois o ministro da Cultura está aqui em Aracaju, reunindo os agentes culturais para orientar e discutir o financiamento através das leis de incentivos fiscais. Os artistas têm talento, competência, mas, muitas vezes, não dominam esta área relacionada à captação de recursos, por isso é tão relevante este seminário”, afirmou o prefeito.

Edvaldo ressaltou ainda a necessidade de se buscar alternativas de sustentabilidade da Cultura através dos patrocínios privados e das leis de incentivo fiscal, para que os eventos se tornem menos dependentes dos recursos públicos. “Esta é questão que precisa ser discutida. No meu mandato anterior, nós sempre buscamos a iniciativa privada para realizar o Forró Caju. Tivemos o patrocínio da Ambev, Petrobras, Banese, G Barbosa, entre outras empresas. Para este ano, estamos também atuando para conseguir apoio neste sentido. E isto guarda coerência com o que eu tenho afirmado, tanto que, no ano passado, não fizemos a festa, pois não havia recursos”, ponderou.

Forró Caju

Em entrevista à imprensa, o ministro comentou a liberação de R$ 4 milhões para a realização do Forró Caju, cujo convênio será assinado na noite desta sexta, durante evento na Rua de São João. “Os recursos servirão para bancar parte do Forró Caju, que é um evento com grande potencial de atração de turismo, e também o Forró nos Bairros, que expressa o quão potente é a festa junina e sua inserção comunitária e cultural na cidade. Estamos falando de atividades que são emblemas da cultura do Nordeste como um todo e por isso é importante para o Ministério fomentar e estimular algo com tanta relevância”, disse.

Também em conversa com jornalistas, Edvaldo Nogueira destacou que os recursos conquistados junto ao Governo Federal foram fundamentais para a retomada da festa “em grande estilo”. “Serão seis dias de festa, que vão mexer com a economia, alavancar ainda mais o turismo na nossa cidade, colaborar para a geração de emprego e renda, sobretudo nesse momento de tanto desemprego e problemas no Brasil. O Forró Caju além de alegrar as pessoas, de mexer com as raízes culturais, também ajuda a alavancar a economia, por isso essa contribuição de R$ 4 milhões do Ministério da Cultura, com a ajuda do deputado André Moura, foi fundamental, uma vez que sem esses recursos, a gente não poderia fazer a festa”, ressaltou.

Questionado sobre o anúncio da programação do Forró Caju, Edvaldo informou que a previsão é divulgá-la ainda nesta sexta-feira. "Nós vamos anunciar hoje à noite quando o ministro assinar o convênio com a Prefeitura de Aracaju. A programação é muito boa e vai incluir todos os ritmos, desde o pé de serra até nomes mais modernos do forró. Tenho certeza que a população vai gostar muito. Além disso, teremos o ‘Forró nos bairros’, que é uma inovação para este ano, onde vamos colaborar com bairros que têm tradição no forró, alem do arraial que nós colocaremos na Praça General Valadão que funcionará das 17h as 20h, que é um aquecimento para o Forró Caju. É o Forró Caju voltando de maneira efetiva para melhorar a vida das pessoas, trazer cultura, tradição e, acima de tudo, emprego e renda para a população”, reforçou.

Economia Criativa

Na apresentação, o ministro Sérgio Sá Leitão propôs “um novo olhar sobre a cultura e a política cultural”. “A Cultura deve ser vista como instrumento de ampliação do alcance internacional do país e da construção de uma imagem positiva no mundo. Também precisamos avançar na questão da dimensão econômica da Cultura. Além da dimensão de expressão artística, de afirmação de identidade e do seu papel cidadão, a Cultura é instrumento de promoção de desenvolvimento econômico e social", afirmou o ministro, que fez ainda um balanço do seu trabalho na pasta.

O seminário de capacitação e sensibilização ocorrerá ao longo dia, com a função de capacitar artistas, produtores culturais e gestores públicos para aproveitar melhor os instrumentos de fomento à cultura do Governo Federal, além de sensibilizar os empresários a apoiarem projetos culturais locais. Aracaju é a décima quarta capital a receber o evento. Até julho, todas as capitais do país sediarão o seminário.

Acompanharam o prefeito no evento o secretário da Comunicação, Luciano Correia, e o presidente da Funcaju, Cássio Murilo. Participaram do seminário o líder do governo federal no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, o senador Eduardo Amorim, os deputados estaduais Capitão Samuel e Antônio dos Santos, além de prefeitos, vereadores e secretários municipais.

AAN