15/06/2018 as 14:24

Eleições 2018

87% ainda não escolheram deputado estadual

Pesquisa espontânea do IFP revelou que 20% votam nulo e 67,1% estão indecisos.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

87% ainda não escolheram deputado estadualFoto: Divulgação

Se a eleição fosse agora, 87,1% da população não saberia em quem votar para deputado estadual ou, provavelmente, registraria o nulo ou branco na urna eletrônica. O levantamento foi feito pelo Instituto França de Pesquisa (IFP), que revelou o percentual dos eleitores durante pesquisa espontânea – onde a pergunta foi feita e nenhuma alternativa para resposta foi dada.

No resultado da pesquisa espontânea, os eleitores apontaram (ou lembraram), como opções para voto na eleição deste ano, em primeiro lugar Talysson Costa, com 1,3% das intenções, seguido de Janier Mota, com 0,9%, e Gilmar Carvalho, também com o mesmo percentual.

Além deles, o IFP registrou Luciano Bispo (0,7%), Maria Mendonça (0,6%) e Georgeo Passos (0,5%). Com o percentual de 0,4% do registro de voto espontâneo, a pesquisa apontou Silvia Fontes, Adailton Martim, Gracinha, Zezinho Guimarães, Ibraim Monteiro, Goretti Reis, Dilson de Agripino e João Marcelo. Ainda conforme a pesquisa, a população também quis votar em Luciano Pimentel, que recebeu 0,3% das intenções.

Também foram lembrados, e com 0,2% das intenções, Capitão Samuel, Robson Viana, Garibalde, Ivan Leite, Adriana Leite, Maísa Mitidieri, Luiz Mitidieri, Paulinho Filho, Adelson Barreto, Breno Silveira e Jeferson Andrade.

Por fim, com 0,1%, o IFP divulgou: Moritos Matos, Dr. Manoel Marcos, Pastor Mardoqueu, César Mandarino, Eduardo Lima, Dr. Gilson, Ana Lúcia, Venâncio Fonseca, Ricardo Marques, Anderson Gois, Marival, Serginho e Zezinho Sobral.

Contudo, o que chamou atenção e saltou aos olhos na pesquisa foi o resultado geral de 87,1% do eleitorado que não escolheu ainda o candidato a deputado estadual, oriundos de nulos ou brancos (nenhum) com 20% e não soube responder (indecisos) 67,1%. Inclusive, o índice para deputado federal também foi alto, que apontou 90% da população que não sabe quem irá registrar na urna – conforme o JORNAL DA CIDADE revelou na edição de ontem.

Locais da pesquisa

A pesquisa do IFP, que foi registrada sob número SE-05454/2018, ouviu eleitores de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Laranjeiras, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão, Itabaiana, Frei Paulo, Estância, Itabaianinha, Boquim, Tomar do Geru, Ribeirópolis, Carira, Capela, Carmópolis, Poço Verde, Simão Dias, Tobias Barreto, Lagarto, Propriá, Japoatã, Aquidabã, Neópolis, Japaratuba, Nossa Senhora das Dores, Porto da Folha, Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória.

Ainda de acordo com o IFP, a pesquisa tem uma margem de erro de 3%, foi realizada no período de 5 a 9 de junho deste ano e em um universo de 1.533.613 eleitores entrevistou 1.100. O índice de confiabilidade é de 95%.