17/07/2018 as 08:07

Buscando Soluções

Governo quer adiar fechamento da Fafen

Um grupo de trabalho foi criado apenas para resolver o cenário da Fafen em Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Governo quer adiar fechamento da FafenFoto: Divulgação

Ganhar tempo. A priori, é esse que vem sendo o principal objetivo estratégico do Governo do Estado para lidar com a situação atual da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen), que está ameaçada de encerrar as atividades este ano. Após a reunião da equipe técnica da administração estadual, a conclusão foi no sentido de “buscar soluções para Petrobras” e assim adiar o fechamento.


De acordo com Oliveira Júnior, assessor do governador Belivaldo Chagas (PSD), um grupo de trabalho foi criado apenas para resolver o cenário da Fafen em Sergipe. “O Governo do Estado é contra o fechamento. Estamos todos temerosos com a economia e, dessa maneira, buscando soluções para dar subsídios a Petrobras, para que não feche”, frisou.


Oliveira Júnior destacou que após o anúncio do fechamento da Fafen o governo vem se empenhando para adiar a medida. “O grupo se reúne para ter mais uma fundamentação e buscar sugestões. A gente quer, nesse campo técnico, compreender o negócio e, assim, encontrar possíveis alternativas que possam aumentar a competitividade do negócio de fertilizantes”, disse.

 

Fafen


A Petrobras anunciou a hibernação da Fafen em março deste ano. Naquele período, a estatal direcionou uma nota explicando que iria deixar de produzir, mas que todos os seus equipamentos estariam mantidos e conservados. Além disso, assegurou que os 272 empregados próprios iriam ser realocados em outras unidades da companhia.


Na oportunidade, Jackson Barreto (MDB), governador da época, destacou o comportamento de toda a bancada sergipana no Congresso Nacional e clamou por uma união em prol do Estado. Ainda no mês de março, todos se reuniram, inclusive com o presidente da República, Michel Temer (MDB), para reverter o cenário.


A equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE buscou informações para saber como anda a situação junto com o Governo Federal – se já haverá o fechamento da Fafen. Contudo, até a conclusão desta matéria o deputado federal André Moura (PSC), líder de Temer no Congresso Nacional, não respondeu os questionamentos.


Vale registrar que, em Sergipe, a Fafen entrou em operação em 1982. A unidade tem como principais produtos ureia fertilizante, ureia para uso industrial, amônia, gás carbônico e sulfato de amônio (também usado como fertilizante).