20/07/2018 as 07:54

Eleições 2018

PCdoB, Avante e Podemos vão tentar manter chapinha

A informação foi passada pelo vereador Professor Bittencourt.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

PCdoB, Avante e Podemos vão tentar manter chapinhaFoto: Divulgação

As siglas PCdoB, Avante e Podemos estão mantendo um diálogo para construir uma “chapinha” dentro do bloco liderado por Belivaldo Chagas (PSD). A informação foi passada pelo vereador Professor Bittencourt, presidente do diretório estadual do PCdoB, que defende a medida para viabilizar candidaturas dos filiados.


Para o JORNAL DA CIDADE, Bittencourt afirmou que o diálogo está “intenso” para construção de uma “chapinha”. “Não existe nenhum tipo de pressão, argumentação, nem mágica que nos faça rever a ideia de não construir uma chapinha, de modo a tornar os nossos candidatos cada vez mais competitivos”, frisou.


Sem candidatos na chapa majoritária, nem para a vice e Senado Federal, Bittencourt acredita que dessa maneira nada os obriga de estar num modelo “chapão”. “Não temos nada disso. Inclusive respeitamos quem pensa diferente, pois faz parte do processo democrático e da força da disputa política. Estamos discutindo”, comentou.

 

Reuniões chapinha


De acordo com Bittencourt, o PCdoB, o Avante e o Podemos estão conversando para muito brevemente tomar a decisão sobre a formação da chapinha. “Acho que é uma possibilidade de construção que viabiliza a candidatura de um grupo que tem todo direito e legitimidade de disputar com consistência vagas na Assembleia Legislativa”, defendeu.

 

Chapão


Por falar no tema, o JC publicou na edição desta semana a análise do deputado estadual Zezinho Sobral (MDB), que defende o “chapão” para todos os partidos. O pré-candidato à reeleição, inclusive, afirmou não admitir o ocorrido na eleição passada. “O PCdoB, Podemos, PT, PHS, PDT, todos estejam em uma coligação única. Na última eleição, na calada da noite, porque uns e outros se aproveitaram e fizeram uma chapinha. Acabou prejudicando vários companheiros”, desabafou.


Além disso, Zezinho destacou: “O MDB e o PSC, falo por esses, desejam e estão dispostos a lutar por chapa única. O chapão é o mais democrático, o mais justo das formas atuais. Quem tiver voto, entra. É a vontade do povo”.

 

Mayusane Matsunae/Equipe JC