08/08/2018 as 08:44

Sem renovação

Vinte deputados vão disputar eleição este ano

De acordo com o levantamento do Jornal da Cidade, da lista de vinte parlamentares, dezessete vão tentar a reeleição.


Após as convenções partidárias, com a homologação dos nomes e o encaminhamento das atas para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dos 24 deputados estaduais, 20 parlamentares estão pré-candidatos para as eleições de 2018, seja para a reeleição, cargo de deputado federal ou vice-governadora do Estado.


A equipe de reportagem do JORNAL DA CIDADE averiguou e constatou que 20 estão confirmados para o pleito. São eles: Pastor Antônio dos Santos (PSC), Adelson Filho (PR), Gilmar Carvalho (PSC), Moritos Matos (Rede), Zezinho Guimarães (MDB), Venâncio Fonseca (PSC), Vanderbal Marinho (PSC), Silvia Fontes (PDT), Robson Viana (PSD), Maria Mendonça (PSDB), Luciano Pimentel (PSB), Luciano Bispo (MDB), Jeferson Andrade (PSD), Jairo de Glória (PRB), Gustinho Ribeiro (PSD), Georgeo Passos (Rede), Capitão Samuel (PSC), Francisco Gualberto (PT) e Garibalde Mendonça (MDB).


De acordo com o levantamento do JC, dessa lista de 20 parlamentares 17 vão tentar a reeleição. Já os demais, Pastor Antônio dos Santos e Gustinho Ribeiro, vão tentar vaga para deputado federal. Enquanto isso, Silvia Fontes está como pré-candidata a vice-governadora na chapa com Valadares Filho (PSB).

De fora
Dois deputados afirmaram que não irão pleitear cargos nesta eleição – ficando, assim, de fora: Ana Lúcia (PT) vai se aposentar, por exemplo, dos cargos eletivos, conforme a própria havia revelado; e Luiz Mitidieri (PSD), que preferiu sair de cena para dar chance à filha (Maisa Mitidieri) na caminhada para a Casa Legislativa Estadual.

Peculiaridades
Além disso, a equipe do JC constatou que existem dois deputados, Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho da Varzinhas (PSC), que se encontram em situação de réus em processos referentes ao caso das verbas de subvenções e por isso não estão confirmados ainda para a disputa do pleito.
Em junho deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu absolver todos os deputados estaduais que foram cassados ou condenados pelo TRE pelo suposto uso indevido das verbas de subvenções da legislatura passada. Os dois mencionados, contudo, já foram até condenados à prisão na área criminal.


Para o JC, Bezerra contou que a disputa do pleito deste ano ainda não está definida. Inclusive, apenas revelou isso. Já Paulinho da Varzinhas a equipe de reportagem não conseguiu nenhum retorno para falar sobre as eleições deste ano.