09/08/2018 as 13:02

Rede Estadual

Deputada sugere inclusão de espanhol na matriz curricular

Para Ana Lula, o estudo do espanhol dá ao estudante a oportunidade de se aproximar dos países que fazem fronteira com o Brasil.


Deputada sugere inclusão de espanhol na matriz curricularFoto: Divulgação

A deputada estadual Ana Lula (PT), sugeriu ao Governo do Estado a implementação da disciplina de Língua Espanhola na grade curricular da Rede Estadual de ensino.

 

Em justificativa, a parlamentar se baseia na relação estabelecida pelos países do Mercosul, que favoreceu a implantação da Lei 11.161 de agosto de 2005, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de ensino de língua espanhola no ensino médio.

 

A deputada explica ainda que a referida lei passou por edições nos anos de 2016 e 2017, obrigando o estudo da língua inglesa, facultando à rede a oferta de outras línguas estrangeiras, que em caráter optativo deverá ser preferencialmente o espanhol. “Essa Lei não valoriza nosso país como um espaço cultural latino-americano”, disse.

 

Para Ana, o estudo do espanhol dá ao estudante a oportunidade de se aproximar dos países que fazem fronteira com o Brasil, integrando-o de forma linguística, política e economicamente. Ressaltando que a língua espanhola é uma das cinco línguas mais falada no mundo, e o segundo idioma de comunicação internacional que vem conquistando seu espaço na atualidade.

 

“Os professores de língua espanhola são profissionais de formação específica que precisam ser inseridos na educação básica de Sergipe”, pontuou Ana Lula

 

Fonte: Rede Alese