13/09/2018 as 08:24

Eleições 2018

Termina hoje prazo para a primeira prestação de contas

De acordo com a lei nº 9.504/1997, o não cumprimento acarreta em consequências severas para os candidatos.


Termina hoje prazo para a primeira prestação de contasFoto: Divulgação

Conforme legislação eleitoral e calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), termina hoje o prazo para informar à Justiça Eleitoral as doações recebidas para financiamento da campanha. Na verdade, os candidatos devem fazer uma prestação de contas parcial da movimentação financeira do início até o último sábado, dia 8.


A resolução do TSE aponta, detalhadamente, que hoje é o último dia para que “os partidos políticos, as coligações e os candidatos enviem à Justiça Eleitoral, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais, a prestação de contas parcial, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro”.


De acordo com a lei nº 9.504/1997, o não cumprimento acarreta em consequências severas para os candidatos: “A inobservância do prazo para encaminhamento das prestações de contas impede a diplomação dos eleitos enquanto perdurar”.

Calendário
Ainda segundo o calendário, amanhã, dia 14, termina o prazo para os partidos políticos ou coligações comunicarem à Justiça Eleitoral as anulações de deliberações dos atos decorrentes de convenção partidária.


Já no sábado é a data em que será divulgada, pela internet, em sítio criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, a prestação de contas parcial, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 8 de setembro.

Mayusane Matsunae/Equipe JC











Quer receber as melhores notícias no seu Whatsapp?

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.