19/09/2018 as 08:42

Eleições

Dataplan aponta Belivaldo e Valadares Filho empatados

Belivaldo aparece liderando a pesquisa, nas modalidades estimulada e espontânea.


Dataplan aponta Belivaldo e Valadares Filho empatados

Pesquisa realizada pelo Instituto Dataplan, divulgada pelo JORNAL DA CIDADE, aponta que o candidato do PSD ao Governo de Sergipe, Belivaldo Chagas, está tecnicamente empatado com Valadares Filho na preferência do eleitor. Belivaldo aparece liderando a pesquisa, nas modalidades estimulada e espontânea. Na estimulada (aquela onde são apresentados os nomes que estão na disputa), Belivaldo aparece com 18,2% das intenções de voto, seguido por Valadares Filho (PSB), com 17% – o que configura um empate técnico. Eduardo Amorim (PSDB) aparece com 13,1%.

Dr. Emerson (Rede) é citado por 2,8% dos entrevistados, ficando à frente de Mendonça Prado (DEM), com 1,4%; João Tarantella (PSL), com 1,2%; Márcio Souza (Psol), com 0,6%; Milton Andrade (PMN), com 0,6%; e Gilvani Santos (PSTU), com 0,1%. Além disso, 23,2% dos eleitores informaram a intenção de votar em branco ou anular o voto, enquanto 21,5% disseram que ainda não sabem em quem irão votar.

Espontânea
Na sondagem espontânea (onde o entrevistador não informa os nomes dos candidatos), Belivaldo aparece liderando com 10,6% da preferência do eleitorado, seguido por Valadares Filho, com 7,9%, e Eduardo Amorim, com 5,9%. Logo a seguir aparece Dr. Emerson, com 1% das intenções de votos, seguido por João Tarantela (0,4%); Milton Andrade (0,3%); Mendonça Prado (0,3%); Márcio Souza (0,1%); e Gilvani Santos (0,1%). 15,3% dos entrevistados responderam que pretendiam anular ou votar em branco, enquanto 57,8% dos eleitores ouvidos não souberam responder - e 0,1% citaram outros nomes.

2º turno
A pesquisa Dataplan também perguntou aos entrevistados sua intenção de voto num possível segundo turno, analisando dois cenários. No primeiro deles, Belivaldo Chagas ficaria com 28,5%, enfrentando Eduardo Amorim, que registrou 24,7% das intenções de voto. Já 29,6% disseram que votariam nulo ou em branco, enquanto 17,2% não souberam responder.
No cenário 2, Belivaldo aparece com 26,6% das intenções de voto e seria derrotado no segundo turno por Valadares Filho, que ficou com 28,2%. Levando em conta a margem de erro, de 2,2%, a pesquisa registra um empate técnico entre os dois postulantes ao governo. Nesta simulação, votar em branco ou anular seria a opção de 28,6% do eleitorado, enquanto 16,6% não souberam responder.

Registro
A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral no último dia 12, sob o número SE-01259/2018. Foram ouvidos dois mil eleitores entre os dias 14 e 17 deste mês e o intervalo de confiança do levantamento é de 95%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.