25/09/2018 as 07:56

Aptos

468 candidatos vão disputar eleições este ano

Das 13 ações de impugnação ajuizadas pelo MP Eleitoral, sete foram julgadas procedentes pelo TRE e o MP já recorreu contra dois candidatos autorizados pelo Tribunal para concorrer ao pleito.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

468 candidatos vão  disputar eleições este anoFoto: Divulgação

Apesar do número de inscritos ter atingido a casa de 526 pessoas, apenas 468 estão aptos para disputar as eleições deste ano para governador, senador, deputado federal e estadual. O resultado foi após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ter concluído o julgamento dos pedidos de registro de candidatura, conforme determina o calendário eleitoral.


Além disso, os membros da Corte do TRE colocaram 58 pessoas como inaptas para disputar os cargos, sendo 38 por indeferimento e 20 por renúncia. Segundo apresentado no sistema de divulgação de candidatura, 15 candidatos renunciaram ao cargo de deputado estadual, quatro ao cargo de deputado federal e um na vaga de 1º suplente de senador.


O Ministério Público Eleitoral, atuando paralelamente com o TRE, analisou 536 requerimentos de registros de candidaturas em Sergipe, em que foram ajuizadas 13 ações de impugnação de registros de candidatura e emitidos 81 pareceres pelo indeferimento de candidaturas ou do documento de regularidade partidária (Drap).


Das 13 ações de impugnação ajuizadas pelo MP Eleitoral, sete foram julgadas procedentes pelo TRE e o MP já recorreu contra dois candidatos autorizados pelo Tribunal para concorrer ao pleito. Em relação ao indeferimento de candidaturas, 85% dos pareceres emitidos pelo MP Eleitoral foram acolhidos pelo TRE e 68 candidatos e um partido estão com seus registros impugnados.


Ainda de acordo com o sistema de divulgação de candidatura, também pode-se observar que cinco casos foram motivos da cassação/indeferimento: Lei da Ficha Limpa. Sobre este, dois casos já são considerados inaptos: Aguinaldo de Verso (PR), que estava inscrito para 1º suplente de senador, e Luiz Santana (Podemos), para deputado estadual. Para os outros três ainda cabem recursos, mas estão com situação “apta”, como consta no sistema da Justiça Eleitoral – são eles Sérgio Tavarinho (PMN) e Goretti Reis (PSD), ambos candidatos a deputado estadual, e Sukita (PTC) para deputado federal.