08/10/2018 as 08:30

Votação

Votação: clima tranquilo, apesar dos santinhos

Em alguns locais, muitos "santinhos" no domingo de eleição.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Votação: clima tranquilo, apesar dos santinhosFoto: André Moreira/Equipe JC

A tarde de votação foi tranquila em muitas escolas de Aracaju. A equipe do JORNAL DA CIDADE percorreu alguns bairros e em diversas seções o tempo de espera de um eleitor para outro não passava de três minutos. Além disso, o número de pessoas na fila também era bem menor do que pela manhã.


No Colégio Dinâmico, que pela manhã teve grande movimento, à tarde já contava com poucos eleitores. Já no Bairro Santa Maria, nem parecia que era um dia de eleição devido à calmaria do local.


No Conjunto Augusto Franco, na Escola Estadual Ministro Petrônio Portela, a movimentação na porta da escola ainda era grande. Já na Escola Francisco Portugal, a situação estava bem tranquila.


De acordo com o comerciante Gilberto Andrade, ele esperou o turno da tarde para poder votar. Ele vota na escola Francisco Portugal e comentou que deixa para votar no período da tarde por ser um horário mais tranquilo. “Muitas pessoas vêm logo pela manhã, por isso, eu deixo só para vir depois do almoço, porque sei que é bem mais tranquilo”, comentou.

Santinhos
Apesar das ruas estarem bem limpas, ainda havia em alguns locais diversos santinhos jogados na rua. Na Rua Maria Adolfina Costa, a calçada estava lotada de santinhos e adesivos de diversos candidatos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desde as 22h de sábado (6) foi proibida a distribuição de material gráfico, os chamados “santinhos”, assim como carreatas, caminhadas, passeatas e comícios. 


Essa prática é crime eleitoral previsto no parágrafo 2, do Art. 81., do capítulo X, da resolução Nº 23.551, do Tribunal Superior Eleitoral, que determina “as circunstâncias relativas ao derrame de material impresso de propaganda no dia da eleição ou na véspera, previstas no § 7º do art. 14, poderão ser apuradas para efeito do estabelecimento da culpabilidade dos envolvidos diante do crime de que trata o inciso III deste artigo”.

Policiamento
De acordo com o relações públicas da Polícia Militar de Sergipe, major Fábio Machado, os policiais estão presentes em todos os 75 municípios e em todos os locais de votação. “A PM está presente em todo o Estado, não somente nos locais de votação, mas nas ruas para garantir que as pessoas possam exercer sua cidadania com tranquilidade. Não houve registro de homicídios relacionados ao pleito eleitoral. Desde a sexta-feira, o Corpo de Bombeiros e algumas Guardas Municipais também estão nos auxiliando”, comentou.

Grecy Andrade/Equipe JC