09/10/2018 as 08:04

Eleitos

Assembleia tem renovação de 50%

12 novos deputados estaduais vão chegar ao parlamento em 2019.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Assembleia tem renovação de 50%Foto: Arquivo

Dos 24 eleitos para a Assembleia Legislativa de Sergipe, a metade é considerada como “novata” no cargo de deputado estadual. Mais precisamente, 12 pessoas deverão oxigenar o quadro do Poder Legislativo Estadual com suas experiências, vivências e propostas defendidas durante a campanha eleitoral que o diferenciam entre si.
Com 42.046 votos, em primeiro lugar no pleito, Talysson de Valmir (PR) foi eleito com expressividade vinda, principalmente, de Itabaiana – uma região considerada importante, pois o município é o que possui o quarto maior eleitorado em Sergipe (66.769 eleitores).


Em segundo lugar ficou Maisa Mitidieri (PSD), eleita com 35.707 de votos. A futura deputada a ser empossada traz como figura representativa o pai Luiz Mitidieri (PSD), deputado estadual na legislatura deste ano.


Além desses, tem o Ibrain Monteiro (PSC), que já vem de uma experiência na Câmara de Lagarto, onde atua como vereador eleito em 2016. Assim como ele tem Iran Barbosa (PT) e Kitty Lima (Rede), ambos vereadores na Câmara de Aracaju que vão ampliar a atuação para a esfera estadual.


Ainda na sequência de eleitos, tem Zezinho Sobral (Podemos), ex-secretário estadual de Saúde e Assistência Social no governo Jackson Barreto (MDB), que possui experiência como gestor público. Com um perfil similar na administração, tem também Adailton Martins (PSD), servidor público, que recebeu apoio do irmão, Ailton Martins, prefeito da Barra dos Coqueiros.


Filho do falecido Pedrinho Valadares, Rodrigo Valadares (PTB) conquistou 15.221 votos nas urnas e assegurou a entrada na Assembleia na próxima legislatura.

Força do interior
Além da representação “pesada” de Itabaiana, com quatro eleitos só no município (Luciano Bispo, do MDB; Gilmar Carvalho, do PSC; Maria Mendonça, do PSDB; e Talysson), também tem a força do sertão sergipano com a eleição de Janier Mota (PR), empresária de Nossa Senhora da Glória.


Dentro do interior de Sergipe, tem Diná Almeida (Podemos) eleita e oriunda de Tobias Barreto. Por falar no município, ela é esposa do prefeito – Diógenes Almeida (MDB). Junto com ela, representando a mesma área, consegue a vaga na Assembleia Dilson de Agripino (PPS).


A população de Nossa Senhora do Socorro também conseguiu uma representação na Assembleia. O advogado Dr. Samuel Carvalho (PPS) foi eleito com 14.216 votos e deverá defender o município.