16/10/2018 as 09:31

Segundo turno

Eleições 2018: Começa a preparação

Após a execução dos procedimentos de conferência dados, cada urna eletrônica é lacrada, armazenada no Depósito de Urnas e posteriormente serão transportadas para as Zonas Eleitorais.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Eleições 2018: Começa a preparação

Nesta segunda-feira (15), foi iniciado o procedimento de inserção de dados nas urnas eletrônicas, feito com a utilização de mídias magnéticas (flash cards e pendrives), preparadas na cerimônia pública de Geração de Mídias. Após a execução dos procedimentos de conferência dados, cada urna eletrônica é lacrada, armazenada no Depósito de Urnas e posteriormente serão transportadas para as Zonas Eleitorais.

O procedimento é coordenado pelos servidores Mônica Martins Ávila Prado (Chefe da Seção de Urnas), Manoel Marcondes Barros da Silva e Claudio Gonçalves de Souza (Seção de Administração de Urnas), Júlio César Santana (Seção de Suporte Operacional), Martha Coutinho de Faria Alves e Walter Alves de Oliveira Filho (Seção de Apoio ao Usuário).

Mônica Martins explicou que o processo de preparação das urnas é aberto a qualquer pessoa, ou mesmo a um representante de partido, como foi no primeiro turno. “Agimos dessa forma justamente para que haja transparência e sejam evitadas as fake news”, disse.

A chefe da Seção de Urnas ainda informou que o processo envolve cerca de 70 pessoas que inserem os pendrives nas urnas com as informações referentes ao 2º turno. Em Sergipe, a votação definirá o futuro governador, como também ajudará na escolha do próximo presidente da República.

A força tarefa envolve outros servidores do Tribunal e auxiliares contratados, que trabalham na preparação das urnas eletrônicas de votação, de justificativa e de reserva técnica. O evento acontece até a próxima segunda-feira (22). Na terça-feira, dia 23, começará o transporte das urnas para o interior do estado. Na capital, os equipamentos somente serão distribuídos no sábado que antecede ao pleito.