17/10/2018 as 08:02

Eleições 2018

4 pesquisas devem ser divulgadas esta semana

Registros já constam no site do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.

COMPARTILHE ESTA NOTÍCIA

Até o fechamento desta matéria, quatro pesquisas eleitorais deverão ser divulgadas ainda nesta semana, conforme registro feito e apontado no portal do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE). No material elaborado pelas empresas, a estatística de possibilidade de vencedor ao cargo de governador no 2º turno foi baseada no conjunto de resultados em mais de 30 municípios sergipanos, dos 75 que compõem o Estado.


De acordo com as informações do TRE, a metodologia adotada pelas empresas que tiveram pesquisas registras como Dataplan (SE-07054/2018), Ibope (SE-04381/2018), Real Time Big Data (SE-06389/2018) e Dataform (SE-06968/2018) foram baseadas na realização de entrevistas pessoais ou ao telefone, onde foi aplicado um questionário com intenção de voto para este 2º turno da eleição.


Além da resposta referente ao voto, seja no candidato, nulo ou branco, o questionário das empresas também colhe informações referentes ao perfil do entrevistado, como sexo, idade, grau de instrução e ainda é perguntado o nível econômico.

Divulgação de pesquisas
Segundo o conteúdo no portal do TRE, as empresas registraram suas pesquisas essa semana, de 12 a 14. Além disso, informaram o período que se inicia, quando termina, quem contratou e principalmente a data exata de divulgação para a população.


O Instituto Dataplan revelará o resultado amanhã, assim como o Ibope. Já a empresa Real Time Big Data anunciará logo em seguida, na sexta-feira, dia 19, enquanto o Dataform programou a divulgação do resultado para o sábado, dia 20.

Pesquisa em municípios
Assim como os dados do perfil do entrevistado, as empresas que estão elaborando as pesquisas pontuam ainda um parâmetro de localidade onde foram coletadas as informações que resultarão na estatística final.


Conforme o revelado pelas empresas, as amostras das pesquisas estão sendo feitas nos municípios-alvo das pesquisas eleitorais, que são Aracaju, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Carira, Itabaiana, Riachão Dantas, Aquibadã, Canindé de São Francisco, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Porto da Folha, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Neópolis, Propriá, Lagarto, Simão Dias, Tobias Barreto, Capela, Carmópolis, Japaratuba, Rosário do Catete, Umbaúba, Boquim, Estância, Itabaianinha, Salgado e Santa Luzia do Itanhy.